quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sinal da tim chega a Guanunbi e deixa moradores do povoado vizinho frustrados.



Depois de muitas esperas e promessas nesta segunda feira,29/10  moradores da Vila Guanunbi, que fica localizada a 18 KM do centro da cidade de Buíque começaram usufruir do conforto e comodidade da telefonia celular  com o sinal da operadora Tim naquele povoado. 
O que parecia impossível aconteceu pra alegria de muitos, agora se comunicar daquele distrito ficou ainda mais fácil uma vez que o sinal chega a cinco pontos dentro da comunidade.Mas o que para tantos é motivos de alegria para alguns e tristeza, a menos de 8 KM dali  a população do povoado tanque ainda não estão se beneficiados pelo sinal e para conseguirem uma ligação é necessário subir em cima dos muros procurando rede e quando conseguem o sinal cai instantaneamente. 
Mesmo com essas frustrações para os moradores do povoado Tanque ainda existe a esperança de que algumas autoridades solicitem a operadora  a extensão do sinal para que possam também desfrutarem dos mesmo benefícios adquiridos pelos moradores da vizinha Guanunbi.
Fonte: Adauto Nilo   


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Eduardo lança bolsa estiagem em Afogados da Ingazeira

 
  O Bolsa Estiagem do Sertão do Pajeú será assinado nesta quarta-feira (31) em Afogados da Ingazeira. O evento terá a presença do governador Eduardo Campos, que já esteve com a mesma finalidade em Salgueiro e Caruaru.                 O benefício é de R$ 280, divididos em quatro parcelas mensais de R$ 70. A primeira parcela do benefício será paga no dia 30 de outubro e a última está prevista para fevereiro de 2013.


O objetivo do programa é complementar a renda de agricultores atingidos pelos efeitos da estia gem que atinge todo o Nordeste. A ação faz parte da Operação Seca, que é coordenada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

Tem direito a receber o benefício o agricultor cadastrado nos programas Garantia Safra e/ou Bolsa Estiagem. Para isso, foi criado um cartão de saque especial para o programa, que será entregue nas gerências regionais do IPA.


Plano para enfrentamento da seca sai dia 1º de novembro em Serra Talhada

 
Na próxima quinta-feira (1º), será apresentado em Serra Talhada o Plano para a distribuição do milho entre os criadores que estão com problemas para alimentar o rebanho devido a seca no Sertão pernambucano. O lançamento acontece durante reunião com os bispos diocesanos de Serra Talhada e Salgueiro, quando também serão apresentadas outras ações de enfrentamento da estiagem no estado.

O plano de distribuição foi definido durante a 22ª Reunião do Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem, realizado na tarde desta segunda (29) na sede estadual do IPA. A Conab antecipou que para acelerar a logística de armazenamento e distribuição do milho, a Companhia vai abrir uma unidade para armazenamento em Salgueiro.
O secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, ressaltou que é fundamental a parceria dos conselhos municipais e dos municípios para a distribuição das caixas d'água de mil litros. Com esse volume de água, as donas de casa terão água para cozinhar e beber durante 10 dias, até que o carro-pipa volta a abastecer o reservatório. Até o final de novembro serão 25 mil caixas distribuídas às famílias que não tem cisternas ou outra forma de armazenar água. As famílias também estão recebendo um filtro para tratar a água que vai beber.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Deputado Júlio Cavalcanti pede soluções para abastecimento de água em Buíque

Na última quarta-feira (24) o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) esteve na Compesa acompanhado de uma comitiva da cidade de Buíque. Em pauta: a seca que coloca em risco o abastecimento de água da cidade e distritos.

Na comitiva a vice-prefeita eleita, Miriam Briano (PSB) e o vereador eleito Anísio de Dedé (PSC). Eles foram recebidos pelo Presidente da Compesa, Fernando Lobo, em seu gabinete em busca de soluções para o abastecimento de água no município.

A estiagem que acomete o Nordeste e toda a região colocou em colapso a barragem do Mulungu que abastece a cidade, um povoado e um distrito. Ela tem menos de 10% de sua capacidade. O deputado Júlio Cavalcanti cobrou da Compesa a imediata liberação para construção da Adutora do Sobrado, em fase de licitação. Segundo o presidente da Compesa, dentro de 20 dias será anunciado o nome da empresa e data para inicio das obras.

Na lista das reivindicações atendidas também está a autorização para a construção da Adutora do Vale do Catimbau, a liberação para aumento dos horários que abastecem as comunidades da zona rural e mais 05 carros pipas, aumentando dos 07 atuais em circulação para 12 veículos.