sábado, 24 de janeiro de 2015

Carnaval 2015 em Buíque: Eis a questão, vai ou não ter.



Se o Brasil é conhecido mundialmente como o país do carnaval e do futebol, Pernambuco também  ostenta o titulo do estado  do frevo, salvo  Recife e Olinda  que por sua vez mesmo que estando sofrendo com a falta de dinheiro consequência da crise que vem gradativamente em ordem crescente com as quedas do Fundo de Participação dos Municípios,  o famoso e Salvador da pátria que atende pelas siglas F.P.M. Essas duas cidades  podem se dar o luxo de mostrar para o mundo  que o frevo e o maracatu  estão cada vez mais no gosto popular, isso por tanto a capital, Recife, quanto sua vizinha, Olinda estão estruturadas para receber milhões de turistas que vem dispostos a deixar nestas cidades centenas de milhões traduzidos em diversas moedas de todo mundo.
Se de um lado Recife e Olinda no carnaval  tem  seus atrativos incomum que atraem milhares de turistas no período carnavalesco o que contribui muito para aquecer as economias locais, do outro lado as cidades do interior, principalmente aquelas no passado fizeram parte do seleto hall de melhor carnaval do interior, como já foi o caso de Buíque no agreste do estado, hoje estão  enfrentando sérios problemas sem  terem recursos suficientes para investir nas suas principais prioridades que são, saúde, educação e infraestrutura.  
Cidades como Serra Talhada, Ibimirim no sertão,  Limoeiro ,Aguas Belas e  Tupanatinga no agreste já  descartaram as probabilidades de realizarem seus tradicionais carnavais, justificativa a mesma de todas as prefeituras Brasileiras, sem recursos e brusca queda do F.P.M.
Se estas cidades  próximas a Buíque  seus gestores já se pronunciaram, a capital do vale  passa a ser agora na imaginação de muitos seu principal destino para folia o que aumenta mais ainda as expectativas  sobre o anuncio se vai, ou não ter  Carnaval em Buíque.
Se existe pontos positivos para realização do carnaval na cidade que já foi considerada dona do melhor QJ do frevo do interior, inclusive tirando o titulo de Pesqueira, muito mais pontos negativos contam para Buíque entra para listas das que não vão ter carnaval, isso por que a cidade é a única que  tem o famoso banho de água mineral, se isso voltar acontecer qual será a justificativa que as a autoridades locais  irão dar a população  as quais  irão assistir  centenas de foliões tomando  banho de água mineral, enquanto a própria população se quer  tem água para o consumo e para matar sua sede e de seus animais chegam pagar de 12 á  16 Reais por um tambor de mil litros.
Para  seus moradores e quem já visitou  sabe que a cidade não é a mesma, Buíque atualmente  estar igual a tantas outras cidades do país,  sem dinheiro, e faltando muita coisa principalmente investimento em infraestruturas por não se tem dinheiro para investir e se depender dos governos estaduais e federais o que vem muito pela frente será apenas  cortes de verbas aumento como já aconteceu com a gasolina e energia elétrica.

Enquanto para minoria  as esperanças de que vai haver carnaval em Buíque continuam vivas , para maioria as possibilidades de não acontecer são maiores, mas como quem  tem o dom do poder no município  é o prefeito Jonas Camelo, o mesmo  oficialmente ainda não se pronunciou e até seu pronunciamento continua valendo as esperanças de que vai ter, isso agora e só questão de tempo, ate por que as coisas por aqui só são conhecidas em cima da hora, o que com o  assunto mais comentado do momento que é o  carnaval, isso não vai ser diferente, ate por que estar faltando apenas 20 dias para o sábado de Zé Pereira. 
Postagem Adauto Nilo 


sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Nova Droga Para Tratar AIDS Começa A Ser Distribuída

Foto: Reprodução/Internet



Em Petrolina, a partir do mês de fevereiro, pacientes que iniciarem os tratamentos de HIV e AIDS, poderão receber um medicamento 3 em 1. A nova droga, chamada de " Dose Tripla Combinada" é uma junção dos três medicamentos existentes nos antirretrovirais, que fazem o tratamento da doença.
O medicamento tem como objetivo fazer parte do tratamento das pessoas que recém-contraíram o vírus ou acabaram de descobrir que estão com AIDS. A novidade vai beneficiar 100.000 pacientes em todo o país e visa melhorar a adesão ao tratamento da doença, facilitando a ingestão dos medicamentos que fazem parte do tratamento.
Os pacientes que já fazem tratamento do HIV ou da AIDS continuarão tomando os três medicamentos separadamente, mas ideia é que futuramente todos os portadores do vírus passem a fazer uso da nova droga.








Jc Online








                                  







Postado por Kylvio Oliveira






 

ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM IATI À BEIRA DO COLAPSO


A falta de chuvas e a diminuição na vazão d´água dos poços de onde o Município capta a água que abastece a Cidade e o bairro Bela Vista vêm gerando transtornos para a população de Iati e preocupação por parte do Governo Municipal, já que o abastecimento na Cidade já beira o Colapso.

“Investimos os recursos do FEM 2013 em ações de melhoria nos sistemas de captação e transporte da água dos poços até o Município. O abastecimento melhorou significativamente, inclusive a água voltou a chegar às torneiras das casas da Bela Vista, depois de anos de falta, mas agora a nossa realidade é muito difícil, já que o nível d´água nos poços vem baixando dia-a-dia”, registra o Prefeito Padre Jorge.

Iati é uma das poucas cidades do Estado que não é abastecida com água da Compesa. O Sistema de Abastecimento é gerido pela Prefeitura e a água que chega a Cidade vem de poços localizados na vizinha Saloá, sendo captada em mananciais alugados pela Prefeitura; bombeada e transportada por cerca de 20Km numa tubulação instalada pelo Governo Municipal. “Muitos poços já secaram, mas mantivemos os contratos e estamos pagando em dia, pois com a chegada das chuvas, a vazão voltará ao normal. Essa é a nossa esperança!”, pontua o Prefeito, que estima em cerca de 60% a redução na captação d´água por conta do período de estiagem.

AS PROVIDÊNCIAS DA PREFEITURA – Apesar das dificuldades financeiras que a Prefeitura atravessa, o Governo de Iati vem trabalhando para não deixar a situação se agravar, o que levaria a Cidade ao desabastecimento. “Contratamos um novo poço na região de Águas Belas e estamos abastecendo algumas localidades com essa água através de carro-pipa. Também contratamos mais um carro-pipa; fizemos uma revisão geral no sistema adutor, com a troca de canos e conexões e vamos instalar cinco novas bombas adutoras para ampliar a captação da água nos poços”, registra o Padre Jorge, que confidenciou: “o nosso carro-pipa, doado pelo Governo Federal, roda dia e noite e até a água que vem sendo distribuída pelo Exército, através da Operação Pipa, vem sendo comprada pela Prefeitura em Garanhuns. Então o esforço é muito grande para diminuirmos o sofrimento da nossa população”, chama a atenção o Prefeito Iatiense.

BUSCA DE AJUDA NA COMPESA – Além das providências locais, o Prefeito de Iati vem buscando uma agenda com o Presidente da Compesa, Roberto Tavares, com o objetivo de pedir auxilio nesse momento de dificuldade. “Vamos procurar a Gerência Regional da Compesa e o presidente do Órgão para pedir ajuda nesse momento difícil, pois não podemos deixar que a situação se agrave ainda mais, o que geraria o desabastecimento do Município”, finalizou o Prefeito Padre Jorge. (Reportagem: Jornalista Carlos Eugênio)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Pai Do Deputado Odacy Amorim Morre Em Acidente De Trânsito


Um acidente ocorrido  na noite deste domingo, dia (18), na estrada Petrolina-Rajada, distrito do município de Petrolina no Sertão de Pernambuco, causou a morte do pai do deputado estadual Odacy Amori, o agricultor Odair Granja de Souza. No mesmo acidente, ficaram feriadas outras três pessoas, entre elas Isabel Amorim de Souza ou Dona Menininha, mãe do deputado.

 Dona Menininha ficou presa ás ferragens do veiculo, mas foi socorrida e aparentemente teria dado entrada no Hospital Universitário de Petrolina sem correr risco de morte. As outras duas vítimas também estão internadas no HU. Informações iniciais dão conta que Seu Odair estaria na direção quando perdeu o controle do veículo, mas ainda não foi revelado o que teria provocado o acidente.




Leia mais AQUI

Postado por Kylvio Oliveira

Convidamos a todos para uma semana de oração a partir de domingo (25), aqui na Igreja Adventista do 7º Dia do Catimbau

3.209 brasileiros estão presos no exterior


De cada dez brasileiros presos no exterior, três são acusados de tráfico de drogas, como Marco Archer, executado na Indonésia no último sábado. Levantamento do Ministério das Relações Exteriores, mostra que há 3.209 brasileiros presos fora do país. Desses, 963 respondem por narcotráfico. O maior número de presos por esse tipo de crime se encontra na Espanha (150). Mas os países com mais encarcerados brasileiros são os Estados Unidos (726) e o Japão (407). 

De acordo como Itamaraty, só há um cidadão nascido no país no corredor da morte: Rodrigo Gularte, também condenado por tráfico de drogas na Indonésia. Há, ainda, um condenado à prisão perpétua – José Carlos Oliveira Coutinho, acusado de matar três brasileiros nos Estados Unidos. No ano passado, o governo brasileiro gastou US$ 120 mil com os presos no exterior. 

A reportagem do jornal carioca mostra que, dos 58 países que aplicam a pena de morte como política de Estado, 13 executam por tráfico de drogas: todos da Ásia e do Oriente Médio. Conforme a ONG Anistia Internacional, 778 pessoas foram executadas em todo o planeta em 2013. Cerca de 23 mil estão no corredor da morte, aguardando a execução da sentença. CongressoemFoco


Publicado por Francisco Evangelista

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Católicos não devem ter filhos 'como coelhos', aconselha o papa



O papa Francisco afirmou que os católicos não precisam se reproduzir como "coelhos" e devem, ao invés disso, ser "responsáveis".

O pontífice fez a declaração na viagem de volta das Filipinas, onde se reuniu com crianças que viveram nas ruas do país, abandonadas por pais que não tinham dinheiro para cuidar delas.

Francisco se manteve firme contra o controle de natalidade artificial e acrescentou que uma nova vida é "parte do sacramento do matrimônio".

Mas o papa disse também que especialistas em populações aconselham três filhos para cada família.

Falando com jornalistas durante a viagem de volta a Roma na segunda-feira, Francisco foi questionado sobre o que diria às famílias que tinham mais filhos do que podiam criar pelo fato de a Igreja Católica proibir o controle de natalidade artificial.

"Algumas pessoas pensam - e desculpem minha expressão aqui - que, para ser um bom católico, eles precisam ser como coelhos. Não. Paternidade tem a ver com responsabilidade. Isto é claro", respondeu o papa surpreendendo os jornalistas.

O papa disse também que sabe de muitas formas permitidas pela Igreja Católica que podem garantir que as famílias tenham apenas os filhos que querem ter.

Francisco citou o caso de uma mulher que conheceu que tinha tido sete filhos por cesarianas e estava grávida do oitavo filho, uma gravidez que, segundo o papa, era irresponsável.

"Ela disse: 'confio em Deus'. Mas Deus nos deu os meios para sermos responsáveis", disse.

Francisco acrescentou que, para os mais pobres, uma criança era um tesouro.

O papa também afirmou, respondendo a outra pergunta, que nenhuma instituição deve impor suas opiniões sobre como devem ser as famílias.

Francisco disse que ideias mais modernas e ocidentais sobre controle de natalidade e direitos dos homossexuais estão sendo impostos com cada vez mais frequência por grupos, instituições ou outras nações na Ásia, geralmente como uma condição para ajudar os países da região."Cada pessoa merece conservar sua identidade sem ser colonizada ideologicamente", afirmou o papa.

Durante sua visita às Filipinas, Francisco defendeu os ensinamentos tradicionais do Vaticano contra a contracepção artificial. BBC

Publicado por Francisco Evangelista

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

1º Pagamento De 2015 Do Bolsa Família Teve Início Na Segunda-Feira; Confira Calendário



O primeiro pagamento de 2015 do Bolsa família começou na segunda-feira (19) e segue até dia 30, com o valor médio do beneficio de R$ 167,56.

Ao todo, serão cerca de 14 milhões de famílias que terão a renda complementada pelo benefício neste mês de janeiro. 

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está transferindo R$ 2,3 bilhões neste mês.

O benefício fica disponível para saque durante 90 dias. O valor repassado depende do número de membros da família, da idade de cada um e da renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

Leia mais AQUI

Postado por Kylvio Oliveira


domingo, 18 de janeiro de 2015

Dilma mexe na pensão por morte, agora a viúva vai receber 24 meses, depois será cortado


          Dilma começa o mandato tirando direitos das viúvas

O governo federal anunciou regras mais rígidas que devem reduzir o pagamento de benefícios como pensão por morte, auxílio doença, abono salarial, seguro-desemprego e seguro defeso.
Essas mudanças só afetam futuros beneficiários, tanto do setor público como do INSS. Não atingem quem já recebe esses recursos.
A maior parte das alterações será feita por meio de medidas provisórias que terão de ser aprovados pelo Congresso Nacional. O objetivo é economizar R$ 18 bilhões por ano.
Para o abono salarial, que é pago ao trabalhador que recebeu até dois salários mínimos, haverá carência de seis meses de trabalho. O pagamento passa a ser proporcional ao tempo trabalhado no ano, como acontece com o 13º.
No seguro-desemprego, o período de carência passa de seis meses para 18 meses na primeira solicitação e para 12 meses na segunda. Fica mantido em seis meses na terceira solicitação.
Pensão por morte
Na pensão por morte, haverá carência de 24 meses de contribuição para direito à pensão para o cônjuge. Também será exigido tempo mínimo de casamento ou união estável de 24 meses.
E haverá nova regra de cálculo do benefício: de 100% do salário benefício hoje para 50% + 10% por dependente até 100%.
Após os 24 meses o benefício será cortado. Pessoas que atualmente recebem pensão, terá a mesma cortada no prazo de cinco anos.
Também acaba o benefício vitalício para cônjuges jovens. Será vitalício apenas para quem tem até 35 anos de expectativa de sobrevida (hoje, pessoas com 44 anos ou mais). A partir desse limite depende da idade.
Entre 39 a 43 anos de idade, o tempo de pagamento, por exemplo, cai para 15 anos de pensão. Pessoas com 21 anos ou menos, vão receber por apenas três anos esse benefício.

Do: Jornal do Estado/ jornalestado.blogspot.com.br

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

BASILEIRO SERÁ EXECUTADO NA INDONÉSIA


GOVERNO DO PAÍS ASIÁTICO NEGOU PEDIDO DE CLEMÊNCIA DAS AUTORIDADES BRASILEIRAS
Foto: Ismoyo/AFP
Preso desde 2003 e condenado no ano seguinte por porte de drogas, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, será executado na Indonésia no próximo sábado, segundo informou a Procuradoria-Geral do país ao jornal Folha de S. Paulo.
Tanto o brasileiro quanto o Itamaraty já foram informados sobre a data de execução. Segundo a publicação, o brasileiro será morto por fuzilamento no sábado à noite, no horário de Brasília.
O governo da Indonésia, liderado pelo presidente linha-dura, Joko Widodo, negou pedido de clemência feito pelas autoridades brasileiras. Segundo a agência Ansa, somente um pedido direto da presidente Dilma Rousseff a Widodo poderia contornar a situação. No entanto, a Indonésia não estaria respondendo as tentativas de contato feitas pelo Brasil.
O brasileiro foi preso no país asiático com 13,4 kg de cocaína escondidos dentro de tubos de um asa-delta. Marco pediu por duas vezes para ser liberado, mas o governo indonésio não aceitou os pedidos.
Caso seja realmente executado, Moreira será o primeiro brasileiro executado no exterior. Na Indonésia, há outro cidadão do país condenado a morte por tráfico de drogas, o paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte.
Com informações da ANSA

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Prazo de atualização do cadastro do Bolsa Família vai até o dia 16 deste mês




Foto: Divulgação



Beneficiários do Bolsa Família que receberam aviso no extrato de pagamento devem atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal até o dia 16 de janeiro. A atualização deve ser feita com documentos pessoais e dos demais integrantes da família.



Quem recebeu o aviso e não atualizar as informações poderá ter o beneficio bloqueado a partir de fevereiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, até novembro, dos 1,2 milhão de beneficiários que devem recadastrar os dados, 709,7 mil haviam procurado os gestores do programa para a atualização.



A revisão é feita todos os anos com foco nos beneficiários que não atualizam os dados no Cadastro Único há mais de dois anos. Quem não recebeu o aviso no extrato de pagamento está com as informações em dia.



Todos os beneficiários do programa devem atualizar o cadastro voluntariamente a cada dois anos ou a cada vez que nascer um filho, houver mudança de escola, alteração no endereço residencial ou qualquer informação relevante.



Além do Bolsa Família, a falta de atualização do cadastro implica perda de outros benefícios, como a tarifa social de energia elétrica.



Via: Diário do Litoral

FONTE: PN Mídia

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Decreto presidencial aumenta salário mínimo para R$ 788 em 2015



O valor do salário mínimo pago aos trabalhadores a partir de 1° de janeiro de 2015 será de R$ 788. O reajuste chega a 8,84% em relação à cifra atual, de R$ 724. O novo salário mínimo está definido em decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff e publicado na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial da União.

Com o reajuste, o mínimo pago corresponde a um valor diário de R$ 26,27, e de R$ 3,58 por hora de trabalho. O aumento beneficiará 48 milhões de pessoas que têm renda vinculada ao piso nacional, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O valor de R$ 788 estava previsto na proposta orçamentária para 2015 entregue pelo governo ao Congresso Nacional. O salário mínimo é calculado a partir de uma fórmula que leva em conta a inflação do ano anterior e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Esse valor poderá aumentar para R$ 790, o que representa um aumento nominal (sem descontar a inflação) de 9,1%, se for aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado o substitutivo à proposta orçamentária. Esse é o valor estipulado no texto do relator-geral, senador Romero Jucá (PMDB-RR), aprovado no último dia 22 de dezembro pela Comissão Mista de Orçamento. A votação no Plenário do Congresso, porém, só deverá ocorrer em fevereiro do ano que vem.