sábado, 29 de novembro de 2014

Sertão do Pajeú sedia oficina do Projeto Mulheres Seguras em Serra Talhada

Foi realizada esta semana, na última terça-feira (25), a Oficina de Pactuação Metodológica promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no auditório do Hotel São Cristóvão, na cidade de Serra Talhada. O evento marcou a comemoração pelo Dia Mundial da Não Violência contra a Mulher.
O encontro reuniu representantes de cidades do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O grupo pernambucano foi encabeçado por Serra Talhada e contou com as cidades de Calumbi, Salgueiro, Carnaíba e Tabira.
O grupo do Rio Grande do Norte foi formado por Santana dos Matos, Caicó, Jucurutu, Florância e Parelhas. Também compareceram os representantes dos municípios cearenses de Jardim, Crato, Penaforte e Barbalha.
Os municípios citados foram escolhidos por atenderem aos critérios estabelecidos pela CNM e União Européia e servirão de pilotos na execução do projeto “Municípios Seguros e Livres de Violência Contra as Mulheres”. As capacitações iniciadas esta semana estão previstas para serem concluídas em abril de 2016.
Os encontros objetivam o intercâmbio entre os grupos e suas respectivas lideranças, com o propósito principal de incitar e apoiar o desenvolvimento de novas políticas e programas de proteção e segurança das mulheres.
Também marcaram presença no evento do Poder Executivo Municipal, Ministério Público de Pernambuco, com seu Núcleo de Atenção a Mulher, Conselho da Mulher e sociedade civil.

POSTADO POR CAUÊ RODRIGUES

Sindicato Rural de Buíque inaugura nova sede

Nessa sexta-feira (28), às 11h, aconteceu a inauguração da nova sede do Sindicato Rural de Buíque. Com um cerimonial bem planejado, na apresentação do Colunista Social, Adauto Nilo, que deu início convocando a mesa e logo em seguida convidando o jovem Alessando Andrade, neto de Austiclinio Andrade, que prestou em nome da família Andrade, justas homenagens e relatos sobre a vida do seu avo.


Prestigiaram o evento vereadores, gerentes dos bancos do Brasil e Banco do Nordeste, representante da Defesa Civil de Pernambuco, da Colônia Penal Feminina de Buíque, Secretário de Obras, Sostenes Camêlo, Acessor do deputado eleito Eduíno Brito, Sr. Givaldo, empresários Jarbas Freire e filho Sérgio Freire, além de diversos políticos, empresários, comerciantes, sindicalizados, moradores e a comunidade rural de Buíque, além do presidente da FAEPE (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão) Pio Guerra, que em suas sábias palavras expressou a grandeza do trabalho que o Sindicato Rural promoverá aos agropecuaristas buiquenses, além de parabenizar e relatar a importância dos trabalhos realizados pela presidente Iolanda Andrade.

A vários anos trabalhando a frente de associações e buscando melhorias para os agricultores locais, a presidente Iolanda Andrade, após muitas lutas consegue com a ajuda de parcerias publico e privadas, realizar um sonho antigo. A nova sede, que em homenagem ao seu pai Austiclinio Beserra de Andrade, dá mais um importante passo para melhorar as condições de trabalho e auxiliar ainda mais os agricultores do nosso município. O local conta com espaço para realização de cursos, palestras, reuniões, salas de leitura, produtos artesanais, posto de saúde e ambientes aconchegante para o atendimento aos associados.

"Com a nova sede também poderemos fomentar mais a agricultura em nosso estado e trazer melhorias para os produtores do nosso município", disse a presidente. Onde encerrou suas palavras agradecendo a presença de todos.


Após a benção do Padre Benevaldo, os visitantes puderam conhecer as dependências na nova sede e, em seguida se deliciarem com uma feijoada no centro pastoral da cidade.

Também prestigiaram o evento alguns empresários como: Ivalto Bandeira, Dedinho do Posto, representantes do Sesc Ler, Joseane e Leonardo Silva, gerente dos Correios Vandelson Araújo, ex-vereador João de Andrade, o Pecuarista José Francisco, representante da Agropac, a advogada Drª Marta Andrade, vários presidentes de associações rurais entre outros. 

Clique abaixo em "Leia mais" e veja todas as fotos deste evento.























































terça-feira, 25 de novembro de 2014

Igreja submersa no Rio São Francisco volta a aparecer por causa da seca

Há 26 anos a velha cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Após a inundação, apenas o topo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus ficou visível. Hoje, por conta da estiagem, o volume do Lago de Itaparica reduziu e praticamente metade da estrutura do templo pode ser visualizada.
As algarobas ao redor da construção também podem ser vistas, bem como uma caixa d’água de uma escola da velha cidade. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que o volume útil da barragem atualmente é de aproximadamente 16%. No último período chuvoso, o armazenamento máximo do reservatório de Itaparica foi de 44,3%.
A situação prejudica as principais atividades econômicas do lugar. A agricultura, baseada na fruticultura irrigada, registrou uma baixa na produção. Dos aproximadamente 2.000 agricultores, praticamente todos tem a terra mas não estão plantando mais nada. “As estações de bombeamento dos perímetros irrigados já não conseguem captar a água suficiente para atender a demanda dos plantios que existem. Isso já paralisou a produção do município e apenas fruteiras que já estavam produzindo continuam a produção”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Pesca, Rogério Viana.
Para a agricultora Joana Nogueira fica a tristeza de não poder continuar o cultivo. “Tenho minha propriedade e sou impedida de plantar no meu próprio lote porque não é garantido a água”, conta.
A prefeitura realiza algumas ações para minimizar os efeitos da seca. “Temos disponibilizado equipamentos para abertura e limpeza de canais de aproximação, para que os agricultores irrigantes consigam captar a água. Estamos articulando um grande encontro de instituições para discutir a situação atual. Ver quais são as perspectivas de chuvas. E quanto pretende-se baixar o nível do lago para que em cima disso possa ser feito um planejamento. A gente trabalha também com a hipótese das chuvas serem insuficientes e chegar ao caos, numa situação que a agricultura irrigada tenha que parar”, observa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Pesca. Já em relação à pesca, uma reunião está marcada com representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para definir ações.
As comunidades rurais também sofrem com a estiagem. A agricultora Lucicleide Maria do Nascimento trabalha em uma produção agrícola, mas não cultiva nada em casa. Ainda assim, a família dela tenta controlar a quantidade de água utilizada para consumo humano, pois a localidade costuma ficar até três dias seguidos sem o líquido até para beber. “Tem que economizar bastante para não faltar. Quando a água chega nós colocamos em uma caixa d’água para ir usando”, diz. (G1)

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PREFEITO PUBLICA RESPOSTA AO BLOG DO MANOEL MODESTO

Jonas Camêlo de Almeida Neto (Prefeito de Buíque)

RESPOSTA AO BLOG DO MANOEL MODESTO


Caro Ex-Amigo Manoel Modesto.

 O município do Buíque, o qual eu Jonas Camêlo sou gestor, não se encontra Quebrado, estamos sim como todo e qualquer município pequeno do interior nordestino, passando por inúmeras dificuldades financeiras, este município como os demais do interior sobrevive sobre tudo do FPM (FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNCÍPIOS), que vem deixando a desejar desde o inicio da gestão da Presidente Reeleita, Dilma Rousseff com inúmeras quedas de arrecadação.

Com isso, sou obrigado a tomar medidas impopulares para que o município do Buíque não deixe de cumprir com seus deveres junto aos seus servidores, fornecedores e população em geral, na medida que trago pra mim todas as responsabilidades a primeira medida administrativa é a exoneração de todos os cargos comissionados e contratados para que possamos cumprir o Orçamento 2014 e a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

         Ex-amigo, vou lhe mostrar três pontos de minha Administração e depois o senhor tire as conclusões que lhe achar melhor.:

1 – O município do Buíque sempre cumpriu com os seus funcionários, nunca deixando de pagar em dias aos servidores públicos como determina a lei e os bons costumes de homens e mulheres de bem, todos os empenhos desta municipalidade se encontram em dia como determina a Lei de Orçamento e o TCE.

2 – Sempre trabalhei do meu jeito para trazer obras importantes para este município seja com recursos federais, estaduais ou mesmo com os poucos recursos próprios como irei lhe dar alguns exemplos agora:

·         Escola Municipal Engenheiro Kleysson de Araújo. (Centro)
·         Escola Municipal Manoel Benicio (Carneiro)
·         Escola Municipal Anália Simões Vaz (Guanumby)
·         Escola Municipal Antônio de Barros Sampaio (Catimbau)
·         Escola Técnica Estadual (Bairro Frei Damião) (em execução)
·         Creche Escola Federal (Bairro Frei Damião) (em execução)
·         Asfalto no Centro da cidade (com recursos próprios) 
·         Saneamento de toda sede do município (em execução)
·         Asfalto Buíque a Catimbau, PE-Cirilo Henrique (em execução)
·         Reforma do Açougue (em execução)
·         Reforma do Açougue de Guanumby.
·         Saneamento da vila do Catimbau (em execução)
·    Pavimentação de diversas Ruas nos povoados do Catimbau, Carneiro e Guanumby
·         Quadras cobertas
·         Academia das cidades
·         Matadouro Publico Municipal (em execução)
·         Pavimentação de Mais de 40 Ruas
·         CCI
·         Reforma das escolas da zona Rural
·        Perfuração de diversos poços artesianos nas escolas municipais rurais
·         Transporte de qualidade aos estudantes
·         Reforma de Praças
·         Posto de saúde
·         Reforma dos cemitérios.

3 – Não fique com ódio por que faço o meu trabalho, respeito a todos inclusive tipo de pessoa como Manoel Modesto. Respeite-me, por que tem um Tribunal que fiscaliza e auxilia os municípios que é chamado Tribunal de Contas do Estado (TCE), existe outro chamado de Tribunal de Contas da União (TCU), e o mais completo, o voto do povo livre que me deu dois mandatos consecutivos com mais 50% dos votos.

Para terminar e por um fim nas asneiras e calunias levantadas por um advogado medíocre, o seu ódio sobre minha pessoa é por que estou fazendo uma faxina na administração publica municipal de Buíque, exonerei todos os cargos comissionados e contratados, inclusive o senhor, por que o município não teria como quitar por conta de diversas quedas de arrecadação que não é proveniente desta municipalidade mais sim, do Governo Federal que quebrou o nosso Brasil.


Certo de não mas contar com vossa amizade,

Buíque, 20 de Novembro de 2014.


JONAS CAMÊLO A. NETO

PREFEITO

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Secretaria de Cultura inaugura “Hall Cultural” no I Encontrão de Cordelistas de Garanhuns


Em alusão ao Dia Nacional do Cordelista, comemorado amanhã (19), as Secretarias Municipais de Cultura e Educação e Esportes realizam o “I Encontrão de Cordelistas de Garanhuns”. O evento, que foi idealizado pelo mestre Gonzaga de Garanhuns, acontecerá no hall de entrada da Secretaria de Cultura, localizada na rua Treze de Maio, s/n, Centro, sala 05, e contará com exposição de cordéis e declamações para estudantes da Rede Municipal de Ensino.

“Amanhã nós estamos inaugurando também o ‘Hall Cultural’ que será um novo espaço voltado para exposições, reuniões, oficinas, workshops e pequenas palestras na cidade. A Orquestra Manoel Rabelo vai passar a ensaiar agora no local, onde terão toda a estrutura física necessária”, destacou a secretária de Cultura, Cirlene Leite.

O “I Encontrão de Cordelistas de Garanhuns” terá como homenageado o idealizador, mestre Gonzaga de Garanhuns, e o percussor do cordel em Pernambuco, o paraibano Leandro Gomes de Barros. Nascido no dia 19 de novembro de 1865, data escolhida para celebrar o grandioso trabalho cultural de cordelistas de todo o Brasil, Leandro foi autor de centenas de folhetos de cordel, publicados entre os anos de 1880 e 1890. 

Samara Pontes

quarta-feira, 19 de novembro de 2014


Na manha desta terça feira 18.  O Vereador Ivanildo Almeida (DODÓ) declarou está insatisfeito com a atitude do Executivo por ter exonerado o Dr. Blesman Modesto da Secretaria de Cultura. De acordo com o vereador é lamentável essa situação! O mesmo  vinha desempenhando um trabalho muito especial na Secretaria de Cultura, fazendo levar o nome de Buíque em todo Estado de Pernambuco, resgatando a cultura Buiquense em nosso município. Também  proclamou não entender qual razão e não só ele está triste mais o povo buiquense lamenta esse fato de demissão.  Na maioria das  vezes o ex-Secretário de Cultura custeava do seu próprio salario diárias para se deslocar até a cidade do Recife a procurar de novas iniciativas a bem do desenvolvimento da cultura buiquense.

Postado por OLKRSSDS LKDSODK

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Boeing faz pouso forçado no Recife com 199 passageiros


Os 199 Passageiros de um avião que seguia para capital de Angola (Luanda), neste sábado (15) á noite tiveram um baita susto. Por conta de uma defeito em umas das turbinas, a aeronave precisou fazer um pouso de emergência no Recife. Por sorte, ninguém ficou ferido, informaram as autoridades.

O voo saiu de Guarulhos (SP). O modelo Boeing 777 da Dinamarca Linhas Aéreas de Angola (TAAG) apresentou problemas, e o jeito foi fazer um pouso forçado. Como Recife era o local mais próximo da rota, foi lá que o piloto revolveu aterrizar. Depois do susto, passageiros e tripulação foram encaminhados para um hotel da cidade. O avião passou por reparos e decolou na manhã desta segunda (17)Imagem ilustrativa

POSTADO POR CAUÊ RODRIGUES