quinta-feira, 7 de março de 2013

Novenário de São José

No próximo domingo dia (10 a 19) de março começa na vila do Catimbau o novenário de São José padroeiro desta vila, são nove noites que os católicos venera com muita devoção e Fé no seu padroeiro

O pouco que se sabe sobre José,deixa de ser pouco, para tornar-se muito, se o tomarmos como modelo de obediência, de bondade, de docilidade, de castidade, de justiça, de pobreza, de santidade.Sua vida transcorreu na humildade e no silêncio.As virtudes de José, nos fazem lembrar das virtudes de Maria.

 José, esposo de Maria. Maria estava desposada com José. Antes de coabitarem, ela concebeu por obra do Espírito Santo. (Mt. 1,18) Obra de Salvação O Salvador deu início à obra de salvação com a união virginal e santa de José e Maria, manifestando sua vontade de purificar e santificar a família, santuário do amor humano e berço da vida.

 O anjo do Senhor aparece em sonho a José. Fala-lhe a respeito do Mistério da Encarnação. Tranquiliza, assim, o seu coração.(Mt.1,20-21)
Despertando do sonho, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado,e recebeu em sua casa, sua esposa. (Mt.1,24) José, homem justo. José não disse nenhuma palavra quando  da sua ”anunciação”:
“fez como o anjo do Senhor lhe ordenara” (Mt. 1,24). Na sua atitude silenciosa pode captar-se perfeitamente a verdade contida no juizo que nos dá o Evangelho: “o justo” (Mt. 1,19) .

É maravilhoso saber: Que o matrimônio de Maria e José se deu exatamente no momento culminante da história da salvação, quando Deus manifestou o seu amor pela humanidade, mediante os dons do Verbo.
“Exortação Apostólica Redemptoris Custos,”.

Recenseamento
O primeiro recenseamento de toda a terra aconteceu, no tempo do império romano, de César Augusto.Entre todos os demais, José foi se registrar juntamente com Maria, que estava grávida.
José desempenhou, em relação ao menino, a tarefa importante e significativa de inserir oficialmente o nome de “Jesus Filho de José de Nazaré” (Jo 1.45), Jesus veio ao mundo, antes de o censo ter sido feito.

Nenhum comentário: