sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A SECA TRAZ DESESPERO E DOR PARA AS FAMÍLIAS DO SERTÃO


Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Aproveitando a passagem do Governador Eduardo Campos (PSB) pelo Sertão, trabalhadores rurais ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) aproveitaram para organizara um protesto na BR 316 em Ouricuri.
Sob o sol quente, o protesto aconteceu nesta quinta-feira (6), deste mês de dezembro. Os manifestantes pararam o trânsito na rodovia, na qual expuseram a grave situação da seca que atinge o semiárido. Algumas cabeças de gado, bem magras, foram colocadas e queimadas em plena estrada. As imagens chocaram e sensibilizaram alguns motoristas e caminhoneiros, que desceram dos respectivos veículos para se juntar à aglomeração.
Foram utilizados carros de som onde as lideranças criticaram os governos federal e estadual pela forma burocrática como a situação tem sido tratada, retardando a chegada de recursos para auxiliar os trabalhadores rurais que vivem a pior seca dos últimos 50 anos.
Outros grupos seguravam faixas reivindicando, entre outros pontos, ração para os animais, sementes, ampliação do programa estadual Chapéu de Palha e perdão de dívidas.
Em Araripina, onde inaugurou mais um armazém de entrega do milho Venda Balcão, da Conab, o governador disse compreender as reivindicações do grupo, as quais já tinha conhecimento. Na quarta-feira (5), em Salgueiro, Eduardo comandou uma reunião do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, e ouviu de agricultores pedidos pela a desburocratização dos serviços.
“Montamos o comitê junto ao governo Federal exatamente para isso. Estamos vivendo uma seca muito dura e precisamos entender que o enfrentamento não pode ser só no período da estiagem, mas durante o ano todo. Da nossa parte, estamos pagando a segunda rodada do Chapéu de Palha Estiagem e tentando ajudar o governo Federal a chegar. Claro que o governo Federal é longe, mas uma atitude que resolve é sair do gabinete com a equipe”, destacou Eduardo.

Nenhum comentário: