terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bancários de PE aderem à greve nacional por tempo indeterminado




O Sindicato dos Bancários de Pernambuco estima que 70% dos bancos públicos do estado aderiram à greve nacional neste primeiro dia de paralisação, nesta terça-feira (18). A categoria aprovou a paralisação em assembleia na última quarta-feira (12), como parte da campanha salarial deste ano.

De acordo com a presidente da entidade, Jaqueline Mello, todas as agências do Centro do Recife estão fechadas, desde a Avenida Agamenon Magalhães até o Bairro do Recife. "Não temos nenhuma queixa, nenhuma reclamação. Os autoatendimentos estão funcionando e os clientes estão compreendendo", afirma Jaqueline. As cidades de Arcoverde Serra Talhada, Salgueiro e várias outras no Sertão do estado, além de outras da Região Metropolitana, também tiveram ampla adesão à greve, segundo informações preliminares do Sindicato.

A categoria rejeitou a única proposta apresentada pelos bancos durante as negociações, que previa reajuste salarial de 6% contra os 10,25% reivindicado pelos trabalhadores. Em Pernambuco, há 12 mil bancários, sendo que 80% deles trabalham na Região Metropolitana do Recife.

Além do reajuste salarial, a categoria pede aumento do piso, participação nos lucros, Plano de Cargos e Carreiras, mais contratação, mais segurança nas agências, diminuição das tarifas bancárias e juros. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o piso salarial dos bancários brasileiros é um dos mais baixos no continente.

Enquanto os bancos pagam piso de 1.090 dólares no Uruguai e de 1.200 dólares na Argentina, aqui no Brasil é de 681 dólares, ou seja, R$ 1,4 mil. Os bancários querem um piso de R$ 2.416,23. A categoria decidiu entrar em greve após um mês de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Nenhum comentário: