quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Barragem do Mulungu Em Buíque,Estar Com 20% de Sua Capacidade e a Cidade Poderá Entrar em Colapso Com a Falta De Água.

Buíque: O Nordeste Brasileiro já foi o maior detentor do maior volume de água em regiões semi-áridas do mundo, foram 37 bilhões de metros cúbicos, estocados em 70 mil represas. A água existe, todavia o que falta aos nordestinos é uma política coerente de distribuição desse volume, para o atendimento de suas necessidades básicas. Na cidade de Buíque no interior do Estado devido á falta de chuva em grande quantidade nos últimos meses que não foram suficientes para encher o principal reservatório de água, a barragem do mulungu  que abastece a cidade e também o povoado tanque e a vila de guanumbi  estar causando um certo tipo de preocupação na população, que é a falta de água nas torneiras de suas casas.
Segundo levantamento realizado hoje.06/09 de manhã pelo redator do girosocilalb, a barragem se encontra com menos de 20% de sua capacidade,diante a gravidade dos fatos a Compesa já fechou uma das duas bombas que  leva  á aguá para tratamento e distribuição na cidade. Com a  prolongamento da estiagem  e a barragem secando cada vez mais a cada dia técnicos da Compesa fizeram uma triste previsão, se continuar como estar pode-se até não chegar o mês de Novembro que será fechado as duas únicas bombas que estão em funcionamento, uma que leva água pra Vila de São Domingos e Povoado Tanque e a outra da cidade.
Mais com todas essas  previsões negativas existe ainda uma luz no final do túnel passando a ser á única alternativa, no final de 2009  foram perfurados três poços na Vila do Catimbau , segundas informações repassadas por um funcionário da Compesa, esses poços são capazes de abastecer a cidade, falta apenas a escavação de uma valeta que no máximo em duas semanas seria realizado com uma retro escavadeira, e a tubulação  com instalação de duas bombas  que evitaria o colapso total  pelo menos na sede do município.           

Nenhum comentário: