sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bancários do Estado decidem encerrar greve

Com a resolução, profissionais devem voltar ao trabalho na segunda-feira

Os Bancários de Pernambuco realizaram na noite desta sexta-feira (11), na sede da entidade sindical, localizada na área central do Recife, uma assembleia para debater a proposta de reajuste da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e decidiram encerrar a greve no Estado. A resolução concorda com a recomendação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que aceitou o proposto pela Fenaban – reajuste salarial de 8% (aumento real de 1,82%), além de reajuste de 8,5% do piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela individual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o que corresponde a 90% do salário mais R$ 1.694.
 
A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR. As negociações feitas com a Fenaban na última quinta-feira duraram 16 horas, só terminando na madrugada desta sexta-feira. A compensação dos dias parados será feita de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro, com uma hora extra diária.
Durante a assembleia, houve apenas um impasse em relação aos dias parados, pois, a Fenaban queria descontar os dias, enquanto que o Comando Nacional defendia que os dias deveriam ser abonados. Entretanto, ficou acordado que os dias de greve deverão ser pagos até o dia 15 de dezembro, com a jornada de, no máximo, uma hora por dia, dos 17 dias úteis. A estimativa é de que 61% a 71 % dos dias sejam abonados, porém, essa compensaçaõ só pode começar após a assinatura do acordo coletivo até essa semana, e isso ainda depende do resultado de todas assembleias dos outros estados da Federação.
Dentre as votações realizadas e aprovadas durante a reunião, estiveram: a votação geral da proposta da Fenaban, além de pautas especificas da Caixa, Banco do Brasil, que (foi aprovada em Pernambuco, mas foi rejeitada em vários estados como MA, RN, RS, e DF) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que devem contratar 850 empregados até o final de 2014.
 
Com a decisão, os bancários do Estado devem voltar ao trabalho na próxima segunda-feira após 23 dias de greve.
  informações de Amanda Claudino, da Folha de Pernambuco

 

Nenhum comentário: