quinta-feira, 30 de maio de 2013

Fundação Roberto Marinho, Celpe e Seduc firmam convênio para capacitar professores

Profissionais da rede pública de ensino de Pernambuco irão receber formação sobre o uso racional e eficiente da energia elétrica


 Recife, 29 de maio de 2013 – Professores e educadores da rede estadual de ensino irão receber formação além das tradicionais disciplinas escolares. Por meio de convênio firmado, na manhã desta quarta-feira (29), a Fundação Roberto Marinho, a Secretaria Estadual de Educação e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) repassarão aos docentes conhecimentos sobre Eficiência Energética. A iniciativa utilizará a estrutura do Projeto Educação com Energia, da Celpe, e a metodologia do Projeto Energia que Transforma, do Canal Futura, nas orientações sobre o uso racional e eficiente da energia elétrica.
Participaram da solenidade o presidente da concessionária, Luiz Antônio Ciarlini, o secretário de Educação de Pernambuco, Ricardo Dantas, e a gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, Mônica Pinto.
Para viabilizar a iniciativa, a Celpe investirá mais de RS 1,2 milhão no Projeto Educação com Energia, que passará a utilizar a metodologia Energia que Transforma, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Eletrobras, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A meta é formar cerca de 200 educadores de 49 escolas da rede pública dos municípios de Recife, Barreiros, Rio Formoso, Tamandaré, Sirinhaém e São José da Coroa Grande. Os professores e educadores formados atuarão nas escolas como multiplicadores das práticas de eficiência energética.
Caberá à Secretaria de Educação do Estado  a responsabilidade de dar seguimento  ao projeto,  que possui os objetivos principais de informar, sensibilizar e favorecer o uso consciente da energia elétrica, provocando uma mudança no comportamento da população e no combate ao desperdício.  O conhecimento adquirido pelos professores na capacitação será repassado nas unidades de ensino, que desenvolverão projetos a partir da integração de várias disciplinas do currículo escolar como física, química e biologia.
A ideia é que, por meio da elaboração dos projetos interdisciplinares, o estudante motivado contribua para a expansão do conhecimento aos familiares, vizinhos e comunidade,  conscientizando um maior número pessoas para a utilização dos recursos naturais e para o desenvolvimento sustentável.
A Fundação Roberto Marinho será responsável por ministrar as formações e pela elaboração dos materiais didáticos e pedagógicos. A Secretaria Estadual de Educação indicará os professores e educadores a serem formados e acompanhará as ações desenvolvidas. A Celpe supervisionará todas as etapas do projeto.
O convênio terá duração de 12 meses e vai premiar os melhores trabalhos desenvolvidos nas escolas participantes. A metodologia engloba oficina de formação e ações de acompanhamento para formação continuada; ações de mobilização e de comunicação, além do monitoramento das atividades realizadas. Para dar suporte às atividades pedagógicas e de comunicação, os educadores utilizarão materiais do kit Energia Que Transforma, que inclui, dentre outras ferramentas, vídeos, livros, cartazes e jogos.
Educação com Energia
Criado em 2009, o projeto Educação com Energia integra o Programa Anual de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Apenas em 2012, o projeto capacitou 160 professores e atendeu 12,8 mil alunos da rede pública. A iniciativa está ancorada na política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando à criação de valor ao negócio e a contribuição para uma sociedade sustentável.

Nenhum comentário: