segunda-feira, 6 de maio de 2013

Os caminhos que levaram um grupo de universitários para conhecerem um paraíso cheio de belezas com seus encantos e contrastes.

Fotos/ Adauto Nilo
Buíque: O domingo  foi mais que proveitoso  para um grupo de universitários  do quinto período  do curso de Geografia da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde(AESA CESA), além de fazerem uma Tour pelos encantos do vale do Catimbau, também  foi uma forma encontrada pelas professoras  da instituição de ensino  Mirtes Gonçalves e Simone Salvador  para passarem seus conhecimentos na pratica aos futuros formandos.
A convite do diretor de Turismo do município Roberval Ferreira , que além de empresário e professor também é historiador e geólogo , os alunos e suas professoras foram acompanhados por um guia turístico local e uma equipe de reportagem do girosocialb que registraram cada momento  gerando imagens que serão mostradas  em Portugal  através de um mestrado que as professoras em breve irão fazer. Num cronograma montado pelo historiador com uma duração de 05 horas  a turma percorreu 11 pontos  turísticos, entre eles a pedra do cachorro,a pedra do cavalo marinho,serra branca, mirantes da serrinha,o museu da madeira, Zé bezerra e um passeio pela caatinga entre os municípios de Buíque e Sertânia.
Para  professora Mirtes: “ A importância desse roteiro turístico servirá para trazer uma nova abordagem  metodológica no campo de estudo, com isso, estudarão  alguns aspectos do Parque Nacional do Catimbau, mostrando uma nova forma de aprender e ensinar Geografia   com base na relação teoria e pratica”.
Diante de tantos atrativos que são um convite a regressar outras vezes ao local, o grupo de universitários  ainda poederão em sua última parada  saborear deliciosos pratos provado da gastronomia do Parque Oásis Nordestino  que tem como carro chefe um cardápio regiomalizado além de suas águas cristalinas num ambiete sofisticado e acolhedor .
Apreciar as belezas do vale é necessário ter disposição e amor, cada passo é uma redescoberta de quanto somos privilegiados  pela natureza  com paisagens únicas que só o vale tem . Com seus encantos e suas belezas fica impossível não guardamos em  nossas memórias um lugar que para muitos é  importante mas que alguns, principalmente os  próprios  Buiquenses não conhecem e nem tão pouco dão  seu devido valor. Fica impossível não assimilar os contraste entre a beleza do lugar  e o abandono ,  com a falta de estrutura  numa vila que recebe mais de 190 mil de ISS chegando  a espantar  pessoas que ainda tem o desejo de conhecer o que é considerado uma das sete maravilhas de Pernambuco.

Nenhum comentário: