sexta-feira, 14 de junho de 2013

Vereadores de Buíque dão o primeiro passo para emancipação da vila Guanumby

Numa Seção que contou com a presença de dezenas de moradores da Ribeira e já entrou para a história política do município, os vereadores buiquenses deram o primeiro passo para a realização de um antigo sonho da população daquela região: verem enfim a emancipação da vila Guanumby. Na Casa Jorge Domingos Ramos, também marcaram presença os empresários Everaldo Almeida, Sérgio e Jarbas Freire, os ex-vereadores Tarcisio e Jardel Freire, além de o fazendeiro Modésio Soares.

  
Na Seção foi votado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Nº 11/2013, que define o perímetro urbano e espaço territorial do distrito de Guanumby no município de Buíque. O PL foi analisado pelas Comissões e posto em votação pelo presidente da Casa, o vereador André de Toinho. De acordo com o Projeto, a vila Guanumby tem início na Rua Paulo de Almeida e término nas Ruas Cajaranas, saída para o município de Águas Belas e Avenida Paulo Dantas, saída para o município da Pedra.

Já o espaço territorial do distrito ficou definido pelos seguintes perímetros: com o município da Pedra, o distrito de Guanumby começa na foz do Riacho Salgado, na confluência com o Riacho Riachão, descendo pelo Riacho Riachão até a sua foz, no Riacho Mororó. A divisão segue por uma reta até a foz do Riacho da Luísa, na confluência com o Rio Ipanema, seguindo em linha reta até a foz do Riacho do Defunto, na confluência com o Rio Cordeiro. Na divisa com o município de Águas Belas, Guanumby começa na foz do Riacho do Defunto, na confluência com o Rio Cordeiro, descendo pelo Rio Cordeiro até a sua foz, na confluência com o Rio Ipanema.

  
Com o município de Tupanatinga, Guanumby começa na foz do Rio Cordeiro, na confluência com o Rio Ipanema, subindo pelo Rio Ipanema até a foz do Riacho dos Pilões, ou riacho do Pinto, subindo pelo Riacho dos Pilões até seu cruzamento com a estrada do Sítio Carié – Sítio Cruz de Aranha, na entrada da fazenda Cachoeirinha.

Nos limites com o município de Buíque, com a aprovação do PL, o distrito de Guanumby começa a partir do cruzamento do Riacho dos Pilões, ou Riacho do Pinto, com a estrada do Sítio Carié – Sítio Cruz de Aranha, na entrada da fazenda Cachoeirinha. A divisão segue por essa estrada até o cruzamento com a estrada do Sítio Cruz de Aranha, seguindo até o cruzamento com a estrada do Sítio esperança – Tubirana, até a estrada do Sítio Alazão, seguindo até o cruzamento com a estrada Buíque/Guanumby. Desse ponto, em linha reta até o ponto mais alto da Serra da Torrada, seguindo em linha reta até o ponto mais alto da Serra Grande, que se prolonga até a retirada dos pontos mais altos da Serra da Torrada e Serra Grande, até confrontar-se com o Riacho Riachão, descendo pelo Riacho Riachão até sua confluência com o Riacho Salgado.

Com a aprovação na Câmara de Vereadores do Projeto de Lei Nº 11/2013, as atenções se voltam agora para a aprovação do Projeto de Lei Complementar 416/2008, que voltará para o Senado Federal, já que os deputados federais a aprovou com algumas Emendas. 
Fonte: Blog do PC Cavalcanti.

Nenhum comentário: