sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Candidatos à Presidência participam de debate da Globo

A Rede Globo realizou na noite desta quinta-feira (2) o debate da Globo entre candidatos à Presidência da República. 

Participaram do debate os candidatos cujos partidos possuem representação na Câmara dos Deputados: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Marina Silva (PSB) e Pastor Everaldo (PSC).
Mediado por William Bonner, o debate terá quatro blocos e duas horas de duração. O regulamento foi definido com representantes dos candidatos e seguindo as regras da Justiça Eleitoral. 
No primeiro e no terceiro serão discutidos temas livres escolhidos pelo candidato que fará a pergunta. No segundo e no quarto blocos, o mediador sorteará temas específicos.
Acompanhe o debate minuto a minuto:

01:17 - Acaba o debate entre os presidenciáveis. 

01:15 - Luciana - Quero agradecer ao meu vice, à militância do PSOL, principalmente à todos que têm me acolhido com muita generosidade pelas ruas desse Brasil, principalmente a juventude. A eleição tem dois turnos, e o primeiro é o momento de escolher o melhor candidato, com as bandeiras que você acredita, você defende. Eu tenho defendido essas bandeiras que não são só minhas, são dos jovens, dos sem-teto, as bandeiras do movimento LGBT, para que tenhamos uma situação realmente digna nesse país. Junho de 2013 mostrou que nada deve parecer impossível de mudar. Que precisamos de um mundo em que o lucro não esteja acima da vida das pessoas. Isso é uma utopia, mas uma utopia possível de realizar. Por isso, pedimos que você vote também nos candidatos do PSOL a governador, deputado federal e senador. A nossa luta não termina no dia 5 de outubro.

01:13 - Aécio - Eu gostaria de cumprimentar os candidatos e me dirigir a você telespectador, telespectadora brasileira. Essa foi uma semana muito especial para mim. Começou na minha terra, São João del Rey. Lembrei muito da minha avó, Dona Risoleta, mulher do meu avô Tancredo Neves, que dizia sempre aos filhos e netos: a gratidão é a memória do coração. Meu sentimento é esse: de gratidão a cada brasileiro que me recebeu, com olhar afetuoso, olhar de confiança. Reitero o que disse. Nós podemos fazer um governo transformador. Eu me preparei para isso. Reuni uma equipe com os melhores para fazer isso. Fazer com que a educação melhore de qualidade num mercado cada vez mais competitivo, como fiz em Minas Gerais. Fazer com que a segurança pública seja uma realidade. Eu tenho uma determinação absoluta! Sou o presidente de todos os brasileiros! Tenho certeza que você terá, pelos próximos quatro anos, um governo honrado, descente!

01:11 - Eduardo Jorge - Agradeço à Globo pelo convite, à minha família pela afetividade. Aos militantes do Partido Verde, às pessoas que dialogam comigo na internet. Não só com elogios ou sugestões, também com críticas. O PV é um partido sui generis. Conservador por defender e apostar na conservação do planeta. E revolucionário para que se mudem as relações que afetam o planeta. No primeiro turno, vote no seu candidato do coração. Votem nos deputados do Partido Verde. Na cabine, aperte o 43. 

01:09 - Dilma - Queria agradecer os organizadores e principalmente o telespectador que assistiu até agora. A eleição é um momento especial em que a gente pode refletir sobre o futuro do Brasil. O telespectador tem que se perguntar quem tem mais experiência para continuar o que está sendo feito e mudar ainda mais.Quem tem apoio no Congresso quem tem força e firmeza para projetar o Brasil no cenário internacional. Quero pedir que você reflita, que olhe que temos condições de dar um novo passo. Peço que nesse domingo você vote com a sua consciência, com paz e amor no coração.Peço humildemente seu voto. Obrigada por tudo e tenhamos uma boa eleição nesse domingo.

01:07 - Levy - Brasileiros, agradeço primeiramente a Deus, que tem nos dado conforto quando tentaram atentar contra a moral e os bons costumes por meio da minha pessoa. A inversão de valores neste país é uma constante. As famílias tem que juntarem-se para que o país não vá para o descalabro. Queremos que as pessoas tenham saúde, que os velhinhos tenham saúde, e os jovens também, que não foram citados aqui, que a segurança seja maior. Que o país entre em uma linha de desenvolvimento que não seja por meio dos banqueiros. Agradeço a todos, e sei que não vou ganhar nessa oportunidade, porque os três que estão pontuando, o capital e a grande mídia estão apoiando.

01:06 - Marina - Cumprimento pela iniciativa do debate, cumprimento a todos que participaram, e a você, a razão de tudo que está acontecendo na história do nosso país. Eu sei que a sociedade tem um desejo de mudança, e quer mudar várias coisas. E que as instituições funcionem, que os políticos que nos representem naquilo que a sociedade quer ser representada: na saúde, que hoje não funciona. Na educação. Na proteção ao meio ambiente, que neste governo não é tratado como deve, pois a presidente não assinou a programa de proteção as florestas. A corrupção, que drena bilhões e bilhões, e evita que esse dinheiro seja usado na saúde, na segurança publica, na educação.  Um programa para que a população tenha saúde que acolha as pessoas no momento que elas mais precisam. Que tenha o compromisso de aprofundar a democracia. Compromisso de vencer o medo. Votando 40, votando no dia 5, sem medo.

01:05 - Pastor Everaldo - Quero agradecer à Rede Globo; a você que está até a esta hora assistindo; e aos candidatos. A Constituição brasileiras, no artigo 4º, diz que é preciso repudiar o terrorismo. E quero dizer que o que a presidente fez na Assembleia da ONU é inaceitável. Ela defendeu o diálogo com terroristas. Nós, do PSC, representamos a verdadeira mudança. Deixo aqui o meu agradecimento, e digo que defendo a vida desde a concepção. Sou contra as drogas. Sou o Pastor Everaldo.

01:04 - É aberto um espaço para os candidatos fazerem suas considerações.

01:03 - Encerram as rodadas de perguntas entre os candidatos. 

01:02 - Luciana - A presidente não respondeu, porque ela não pode fazer essa revolução na estrutura tributária. Porque ela defende os interesses dos bancos, porque os bancos financiam a campanha dela, como financia a do Aécio. A situação do povo é dramática, falta escola, falta saúde, enquanto um punhado de milionários está enriquecendo, enquanto o 'bolsa banqueiro' continua tirando recursos do Brasil.

01:00 - Dilma - Nós colocamos os pobres no orçamento. Além do Bolsa Família nós temos um elenco de políticas sociais. O Bolsa Família tem ligado a ele um conjunto de outros programa, acomo o pronatec. crtiamos quue essas pessoas do bolsa família tivessem qualificação. Criamos o Minha Casa Minha Vida para sanar o déficit habitacional. Inquestionável que o minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família mudam a vida das pessoas. Na área rural, nós constituirmos um programa para garantir um milhão de cisternas pelo país afora. Se tem um governo que pode de orgulhar das políticas sociais que fez é o nosso governo.

00:59 - Luciana - Dilma, evidentemente, políticas sociais são muito necessárias no Brasil, e a ampliação delas é uma urgência. Até porque o Bolsa Família, com a ideia de que com R$ 70 alguém sai da miséria é questionável. É preciso aumentar os investimentos. defendemos uma reforma tributária que aumente a taxação dos bancos, e das grandes fortunas. O que a senhora pensa disso?

00:59 - O tema agora é políticas sociais. 

00:58 - Marina - Infelizmente a presidente Dilma o Aécio não apresentaram o seu plano de governo. No nosso plano de governo, estamos comprometidos em não elevar os impostos. Nossa proposta de reforma tributária não vai elevar os impostos. Eu repito, isso é um compromisso, está no nosso programa de governo. É lamentável que as duas candidaturas que concorrem comigo não apresentaram os programas para a população.

00:57 - Pastor Everaldo - Nós propomos a redução do Estado para o Estado mínimo necessário. Todo trabalhador que ganhe até R$ 5 mil por mês, a partir de 1º de janeiro, estará isento.

00:56 - Marina - Temos uma proposta de fazer uma reforma tributária ao Congresso Nacional. Quero estabelecer o princípio da justiça tributária. Hoje, quem ganha menos, paga mais. No modelo que temos hoje, as pessoas tem que tirar boa parte dos recursos só para pagar e cumprir com a burocracia dos impostos. Não há transparência! O cidadão que paga seus impostos no supermercado não sabe que está pagando mais impostos do que quem compra um avião, um iate... Vamos acabar com essa política do 'pires na mão', onde os prefeitos ficam mendigando na porta da Presidência mendigando recursos. Nossa proposta simplifica para que o investidor, o cidadão, não seja prejudicado.

00:55 - Pastor Everaldo - Marina, nós sabemos que a carga tributária brasileira é uma das maiores do planeta. Qual é a sua proposta para a redução da carga tributária?

00:55 - O novo tema sorteado é impostos.  

00:54 - Marina - Temos um plano de governo, eu apresentei um exatamente para dizer claramente o que íamos fazer para assegurar o direito dos trabalhadores, conquistar novos direitos, recuperar a nossa economia. O senhor não apresentou o programa de governo, apresentou na última semana. Apresentamos nosso programa de governo para melhorar a vida da sociedade.

00:53 - Aécio - Candidata Marina, não bote palavras na minha boca. Quem muda de posição todo tempo não sou eu. Voltemos À questão trabalhista. Nós apresentamos uma proposta de prorrogação do aumento do salário mínimo, mas sabemos que isso só vai acontecer se o Brasil voltar a crescer, e para isso eu me preparei. O que senhora vai fazer?

00:52 - Marina - Vou manter. Eu fui fundadora da Central Única dos Trabalhadores e sei o que significou a luta para as conquistas que alcançamos. Vou manter os direitos trabalhistas sim que a duras penas conquistamos. Vamos viabilizar que 20 milhões de trabalhadores que estão na informalidade possam estar no mercado de trabalho. Eu defendo que o trabalho é penalizado porque tem que começar a trabalhar mais cedo com o sonho de se aposentar mais cedo. Eu defendo também uma reparação no fator previdenciário. O senhor disse que nossa proposta era uma leviandade, depois mudou de opiniãoe disse que ia rever.

00:52 - Aécio - Marina, todos concordamos que a constituição de 88 trouxe avanços em várias áreas, principalmente a legislação trabalhistas. Ouço volta e meia dúvidas sobre pronunciamentos seus que possam gerar mudanças nessa área. A senhora vai manter esses direitos?
00:51 - O novo tema é legislação trabalhista.
00:50 - Marina - Nós temos uma situação em que a falta de autonomia do Banco Central existe, foi corroída pela política do atual do governo. Voltamos a ter inflação alta e baixo crescimento. Nunca se ganhou tanto com especulação com esses juros.
​00:49 - Eduardo Jorge - Do nosso ponto de vista, o problema maior é a questão dos juros altíssimos. Isso permite que se coloque o Brasil capital totalmente refém dessa altíssima taxa de juros. Qualquer país desenvolvido tem a Selic menor que os juros. No nosso Brasil, está em 11%. A questão-chave para retornar o crescimento, é baixar as taxas. Precisamos enfrentar o 'rentismo', que hoje governo o Brasil.
00:48 - Marina - Eduardo, hoje nós estamos vivendo uma realidade de baixo investimento no Brasil. Uma boa parte dessa redução ocorre por políticas erráticas.

00:47 - O próximo tema é o capital privado.

00:45 - Levy - Eu concordo e diria também que vamos optar por uma privatização, que países como EUA e Holanda já utilizam. Também que presídios possam atuar como fábricas, indústrias. Se as pessoas ficam lá, e saem sem futuro, que nós possamos transformar esses lugares.

00:44 - Aécio - Eu diria que chega a ser criminosos a baixíssima execução do orçamento do fundo de segurança. Eu apresentei um projeto de lei que a base do governo não permitiu que fosse votado que impede o contingenciamento dos recursos de segurança pública. Eu tenho uma experiência em Minas Gerais que são as PPPs. Vou ter uma politica de fonteiras que são efetivas, não essa de brincadeira. Vou ter uma relação diferenciada com esses países que produzem drogas na fronteira. Vamos ter uma relação altiva.

00:43 - Levy - Aécio, nós temos hoje 600 mil, 700 mil presidiários em situação calamitosa. O Ministério da Justiça coloca 10% de que deveria, precisava investir muito mais. Qual a sua solução para isso?

00:43 - O novo tema sorteado é a situação carcerária. 

00:42 - Aécio - Seu governo atrasou em dois anos a implementação do cadastro rural, e vocês vem sujando nossa raiz energética com a excessiva utilização das termoelétricas. Saltou de 22% para 30%, porque seu governo não teve a capacidade da previsibilidade. É o governo do improviso, que vê o problema depois que ele já existe. Para isso que eu já me preparei, e para isso vamos discutir, espero, no segundo turno.

00:42 - Dilma - Sei que o senhor não está familiarizado com o cadastro ambiental. O Brasil reduz, por ano, 652 milhões de toneladas de emissão de carbono.

00:41 - Aécio - O seu governo nos levou a uma política na área ambiental oposta ao que deve ser feita, na contramão da sustentabilidade, ao permitir o subsídio aos combustíveis fósseis. Seu governo demorou a conduzir no Congresso Nacional os cadastros ambientais rurais, ficou paralisado. Nós precisamos mudar nossa matriz energética rapidamente, o que seu governo não fez. Temos condições de geração de energia eólica, e seu governo não conseguiu fazer a ligação das partes. Precisamos enfrentar a questão do desmatamento.

00:40 - Dilma - Candidato Aécio, o Brasil assumiu em Copenhagen a redução da emissão gases do efeito estufa. E também avançou na área do desmatamento. O que o senhor vai fazer em relação a esse tema? 

00:39 - O novo tema sorteado é sobre mudanças climáticas. 

00:37 - Eduardo Jorge - A lei do lixo acabou o prazo, metade dos municípios não acabou com os lixões e o Ministério do Meio Ambiente não fez nada. No tratamento de esgoto, se colocar em comparação internacional, estamos nos últimos lugares. Que adianta ter uma presidência imperial como a nossa, quem tem 90% dos recursos, e não ajuda os municípios a andarem?

00:36 - Dilma - Eu acredito que é muito importante o saneamento. Para a Saúde Pública e para a qualidade de vida. Nós estamos investindo R$ 76 bilhões em saneamento, colocamos o dinheiro a disposição de estados e municípios, já que a atribuição é dos municípios. Nesse período todo conseguimos mais que dobrar a oferta de saneamento básico e aumentamos em R$ 15 milhões os domicílios ligados à rede de água. No Nordeste, estamos fazendo obras em todas as grandes cidades. Eu acredito que nós fizemos muito no saneamento.

00:35 - Eduardo Jorge - Dilma, o saneamento tem um elemento de promoção da saúde essencial, pois afeta principalmente as crianças. O cumprimento das metas da lei do saneamento já foi adiado de 2010 para 2013 e agora para 2016. A lei de saneamento ligada ao lixo acabou o prazo, metade dos municípios não cumpriu, e o governo não orquestrou nenhuma nem outra com os municípios.
00:35 - O tema sorteado foi saneamento. 
00:34 - Começa o quarto e último bloco, com perguntas sobre temas sorteados .
00:30 - Termina o terceiro bloco do debate.
 00:28 - Eduardo Jorge - Estou falando do problema penitenciário. Esse tem que mandar para o Congresso. 40% dos presos são presos provisórios.
00:27 - Marina - De fato temos um grave problema na Segurança Pública. Parte da população está se sentido insegura, desprotegida, quando tem que sair de casa para trabalhar ou se divertir. A falta de uma política de segurança pública faz com que a gente tenha presídios completamente lotados, desumanos, que são um desrespeito a qualquer pessoa que estude os Direitos Humanos. Precisamos de um trabalho de prevenção, para que não tenhamos carceragens lotadas. Existe uma coisa que precisa ser feita: a maioria da população carcerária, que não tem acesso a defesa, porque o advogado público não recebe bem.

00:26 - Eduardo Jorge - Antes, queria dizer que o programa farmácia popular é um projeto meu. Fico triste que você, Marina, e o PSB se recuse a discutir. Como a senhor vai fazer para resolver o problema da violência e da segurança pública?

00:25 - Dilma - Acho que o senhor deveria olhar com mais detalhe algumas proposta que o senhor faz. A proposta de fornecer remédios gratuitos para idosos já existe. Somos dos poucos países que fornece remédios gratuitos. Isso é o compromisso com a saúde do povo.

00:24 - Aécio - Nem a competência do seu 'mosqueteiro' João Santana é capaz de reescrever a história. O PSDB pegou inflação a 916% ao ano, levamos a 7%. Nós fomos o partido e nossos aliados nos ajudaram muito, a permitir que o Brasil tivesse novamente futuro e respeitabilidade.

00:23 - Dilma - Fui bem sucedida, quando se compara o que aconteceu com os governo do qual o senhor era líder, que quebrou o país três vezes. O seu indicado para presidente do Banco Central é o que praticou taxa de juros acima da meta. Tem momentos em que o senhor nega a realidade do período em que vocês foram governo. tiveram taxa de desemprego de 12% e taxa de juros que bateu todos os recordes, com a gestão do Arminio Fraga, e colocaram o Brasil de joelhos diante do FMI. O senhor se considera capaz? Essa mania de falar que o Bolsa Família de vocês vai ser melhor que o nosso, o de vocês era de 5 milhões de pessoas, o nosso é de 56 milhões.

00:22 - Aécio - Dilma, a senhora acabou de nos brindar com uma pérola, de que 'a inflação está sob controle'. Provavelmente a senhora considera também adequado o crescimento do Brasil no seu mandato.A senhora fracassou na condução da política econômica brasileira ao longo desses quatro anos?

00:21 - Marina - Temos uma situação muito grave no que concerne a corrupção. Infelizmente não são criadas medidas para que elas não sejam cortadas pela raiz. Temos denúncias de corrupção dentro da própria Casa civil, e a resposta é sempre que eles não sabiam. Da Petrobras, eles não sabiam. É preciso tomar medidas preventivas.

00:20 - Pastor Everaldo - Como eu tenho falado sobre esse assunto no programa do PSC, volto aqui. A candidata Dilma me tirou 3 minutos da propaganda. É uma atitude autoritária. Se um ex-diretor roubou R$ 70 milhões da Petrobras, imagine um cheque em branco?

00:19 - Marina -  De fato é lamentável o que acontece hoje no Brasil. E infelizmente a presidente Dilma diz que não sabia que uma pessoa que estava praticando atos dessa magnitude não tinha o conhecimento dela. Que sai do governo porque ele mesmo pediu para ser demitido, e ainda recebe elogios na ata que pediu sua demissão. E diz que foi dada a autonomia ao Ministério Público. Quem deu autonomia ao MP foi a Constituinte, para evitar esse tipo de ação. A PF faz as suas investigações, às vezes a duras penas. Nesse caso, se não fosse o trabalho da PF, talvez tivéssemos ainda a continuidade dessa pessoa fazendo na Petrobras.

00:18 - Pastor Everaldo - Marina, lamentavelmente tenho que voltar a um assunto que novamente é manchete do país, que é a corrupção na Petrobras. Nunca um ex-diretor da Petrobras usou uma tornozeleira eletrônica.

00:17 - Dilma - Marina, vamos colocar os pingos nos is. O seu diretor de fiscalização doi foi afastado por crime de desvio de recursos, e eu não saí por aí dizendo que você conhecia a corrupção e tinha acobertado. Esse diretor nós investigamos nós prendemos. No passado, as pessoas eram protegidas.

00:16 - Marina - Você não cumpriu seus compromissos de campanha. A corrupção foi varrida para baixo do tapete. Existe uma lei que combate as empresas corruptoras, e você tem o projeto de regulamentação na sua gaveta, e até agora você não regulamentou. Existe, agora, a delação premiada. Houve uma demissão premiada, negociada com o seu governo.

00:15 - Dilma - Eu acredito que cumpri todos os meus compromissos. Hoje o brasil pratica a menor taxa de juros de toda a sua história. Não houve governo que combateu a corrupção mais que o meu. Demos autonomia pro Ministério Público investigar, reconhecemos a autonomia. Não nomeamos engavetador. Demos a mesma autonomia para a Polícia Federal. Se esses crimes estão sendo descobertos é porque nos investigamos. Uma coisa interessantes é que você e o candidato Aécio dizem que vão continuar os projetos. Criamos um Bolsa Família para 56 milhões de pessoas, ele era para 5 milhões, como o candidato Aécio disse. Por que a dona de casa ia acreditar que nós não sabemos fazê-los e vocês saberão?

00:14 - Marina - Dilma, uma coisa importante é apresentar um programa de governo. Eu apresentei, mas você não apresentou e o Aécio não apresentou. Nas eleições passadas, você assumiu vários compromissos, combater a corrupção, fazer o país crescer, e nada do que você prometeu está sendo conseguido. Por que você não conseguiu viabilizar seus compromissos?

00:13 - Pastor Everaldo - O PSC tem lutado, ao longo desse período, para colocar em votação a PEC 300, que restabelece a dignidade do policial. E lamentavelmente o governo não deixa votar a PEC. Temos policiais que hoje, no Brasil, recebem uma ninharia que não dá para fazer as compras do dia a dia.

00:12 - Levy - Você está exatamente na mesma linha do que eu proponho. Polícia Militar e Civil precisam de aumento imediato.

00:11 - Pastor Everaldo - Hoje o cidadão de bem está preso dentro de casa. O bandido está solto na rua. Nos propomos no início da nossa campanha a criação do ministério da Segurança Pública. Hoje são 39 ministérios e nenhum cuida da segurança pública dos brasileiros. Estamos querendo reequipar, reaparelhar toda a polícia, e sincronizar toda a polícia do Brasil. Polícia civil, polícia militar, Polícia Federal, e as Forças Armadas, estão sucateadas. São quase 17 mil km de fronteiras desprotegidas, onde entram armas, as drogas, que afetam principalmente a nossa juventude. Nós vamos estabelecer a autoridade policial, autoridade para manter a ordem desse país.

00:10 - Levy - Pastor Everaldo, nós comungamos do mesmo propósito, para a família brasileira. Mas vou perguntar um pouco sobre segurança pública. O Brasil tem mais de 50 mil homicídios por ano. O que o senhor tem a dizer sobre esse tema?.

00:09 - Aécio - Dilma, quem não conhece o seu projeto é você. O déficit nessa faixa de até três salários mínimos praticamente não caiu. O programa social no PT no início do era o Fome Zero, que sumiu, e o PT implementou os nossos projetos, com a implementação do cadastro único, com 5,9 milhões de pessoas. E fizeram muito bem. Eu reconheço isso no presidente Lula.

00:09 - Dilma - Interessante. Um programa de 14 milhões de famílias não tem nada a ver com um programa que era extremamente fatiado e não chegava a 2 milhões de pessoas. Esse programa era o Bolsa Família. O Minha Casa Minha Vida é difícil você dar continuidade a ele porque você não conhece. Você não iria fazer um programa como um Minha casa Minha Vida, que contemplará até três salários mínimos.

00:08 - Aécio - Eu aprendi muito cedo na administração pública, na vasta experiência que a vida me permitiu, que os bons projetos devem ser reconhecidos e aprimorados. O Bolsa Família foi aprimorado, só não foi reconhecida a sua origem, que foi no governo Fernando Henrique. Os bons projetos do PT serão mantidos. O Minha casa minha vida vai ter um melhora naquela faixa que vocês não conseguiram atuar, que foi de até três salários mínimos. O déficit que era de 4,1 milhões de moradias, está em 3,9 milhões de moradias. A inspiração do Pronatec, o PEP, dos meus correligionários, que existe também em São Paulo. Vamos aprimorá-las, mas sem achar que estamos inventando a roda. O que não acontecerá no meu governo é o subsídio para os empresários amigos do poder
00:07 - Dilma - Aécio, o Brasil passou décadas sem investir em habitação popular. Nós fizemos o maior programa de habitação popular da historia do país. O que o senhor acha desse programa?

00:05 - Aécio - Não seja leviana, você está aqui como candidata à Presidência da República. Todas as obras públicas foram feitas para atender as necessidades do povo mineiro.Deixei Minas com 93% de aprovação. Eu tratei das pessoas, ao contrário do que você diz aqui. Não me venha com acusações levianas em véspera de eleições. Você não está preparada para disputar um cargo à Presidência da República.

00:04 - Luciana - Quem não tem conexão com a realidade é você, que anda de jatinho. Enquanto isso, as pessoas se espremem nos ônibus. Seu ministro, Armínio Fraga, chegou a dizer que o salário mínimo subiu demais, e que é preciso ter um pouco de desemprego. Tu é tão fanático pelas privatizações que privatizou um aeroporto e entregou as chaves para o seu tio.

00:03 - Aécio - O seu discurso está sem a menor conexão com a realidade. O Brasil não seria o que é hoje sem o PSDB, que beneficiou milhões de famílias brasileiras. Nós queremos a gestão pública organizada. O que eu quero são medidas sociais que possam superar a pobreza. O nosso projeto é um projeto pronto, para no dia 1º de janeiro possibilitar uma nova escola para o seu filho, para descentralizar o investimento em saúde, e para que eu, como Presidente da República, cumpra uma política nacional de segurança.

00:02 - Luciana - Aécio, tu e a Dilma parecem o sujo falando do mal lavado. Ela te acusa de privatizar, mas o governo atual privatizou saúde, aeroportos. Tu acusa o PT de corrupção, mas o mensalão começou em Minas Gerais.

00:01 - Recomeça o debate, com temas livres. 

23:57 - Encerra o segundo bloco. 

23:57 - Marina - Eu tenho uma vida inteira dedica à defesa dos direitos humanos, ao meio ambiente, às convicções. Por uma questão eleitoreira, você faz questão de me botar com aqueles que eu não tenho nem afinidade. Você sabe que meu programa de governo é melhor que o de Dilma e melhor que de Aécio, e é até melhor que o teu.

23:56 - Luciana - Pois eu temo que tu cedas às pressões para uma segurança pública militarizada, afinal, tu tens cedido a muitas pressões. Do agronegócio, dos banqueiros, tu cedes aos setores fundamentalistas. Bastou quatro tuítes do Malafaia e tu jogaste no lixo tua política de direitos dos homossexuais. É preciso resistir aos que querem essa segurança militarizada.

23:55 - Marina - Temos uma proposta sim para a segurança.A maioria das pessoas que estão sendo assassinadas são jovens negros, são pessoas pobres, sem uma condição de ter um lugar ao sol e são tragadas pelas drogas. A nossa proposta de segurança publica é de ter uma condição de políticas sociais. O Nordeste foi o único estado onde a segurança teve êxito. Nos outros estados, só tivemos Segurança no período da Copa.

23:54 - Luciana - Marina, temos uma situação dramática no país. É preciso maiores investimentos, acabar com a lógica de encarceramento, mais investimentos para que os presídios não sejam masmorras. Queria saber se a tua nova politica é a mesma politica do PSDB que não vai trazer mais recursos para a segurança.

23:53 - O novo tema sorteado é segurança pública.

23:52 - Luciana - Não faço apologia do uso as drogas, assim como não faço do álcool, ao cigarro, ao Rivotril, ao Lexotan. Mas eu não defendo que jovens sejam encarcerados.Em vez de oferecer prisões a juventude, o governo precisa oferecer emprego. As propostas da Dilma, do Aécio e da Marina não propõem melhorias

23:51 - Levy - Acontece que todas as vezes que você faz apologia às drogas, como você e o Eduardo fazem, vocês trazem prejuízos às forças de segurança. Queria dizer novamente que não desrespeitei ninguém e não cometi crime nenhum, como disse o Eduardo Jorge.

23:50 - Luciana - Hoje nós vivemos uma verdadeira guerra aos pobres, travestida de guerra as drogas. Ontem vimos isso no Rio de Janeiro. A policia entra nas comunidades matando, em vez de oferecer políticas sociais. Até o presidente FH já constatou que essa guerra ao tráfico não resolve, só encarcera os pobres. Essa suposta guerra aos pobres só aumentou a guerra aos pobres. Sugerimos uma mudança profunda nas polícias, com treinamento que sirva mais direito para as pessoas.

23:49 - Levy - Luciana, você, que esteve em Cuba, na Venezuela. E treinou guerrilha. O que a senhora vai fazer com os jovens que estão drogados e sem atendimento?

23:48 - Tema é combate às drogas. 

23:47 - Eduardo Jorge - Ele insiste vai apresentar depois, se for para o segundo turno e se ganhar. Comparando o Brasil com qualquer outro país, essa balbúrdia de Tributos coloca o Brasil aqui. Eu proponho o senhor a analisar a proposta do PV.

23:46 - Aécio - Com você, eu estou disposto a conversar sobre tudo. Já que você citou o presidente Fernando Henrique, eu gostaria de agradecer a presença dele aqui. Temos uma proposta exequível de simplificação do sistema tributário, que vai ser apresentada no primeiro dia de governo, com a criação do imposto de valor agregado, com a diminuição dos impostos.

23: 46 - Eduardo Jorge - Isso da logística é muito importante, tem outros fatores, a corrupção, a centalização excessiva. Para o Partido Verde, a refortma tributária está no centro da questão. Vocês estão passando um cheque em branco.

23:45 - Aécio - Eduardo Jorge, nós sabemos que um dos fatores que mais vem prejudicando a economia brasileira é a logística. Temos também um sistema tributário complexo e oneroso, que o governo não atacou. O que o senhor acha possível fazer para que as nossas empresas sejam mais competitivas?

23:44 - O tema sorteado é 'custo Brasil'

23:43 - Aécio - Meu programa traz alternativas para os aposentados. Uma delas é para o aposentado, no que diz ao custo médio dos medicamentos. Quero reiterar aqui, nesse instante, aos aposentados brasileiros, o compromisso que fiz com as centrais sindicais. Vamos rever o fator previdenciário para retirar esse peso dos aposentados.

23:43 - Pastor Everaldo - O PSC defende o fim do fator previdenciário. Vamos recuperar o valor da aposentaria.

23:42 - Aécio - Tentei, quando era governador de Minas, instalar um modelo "viável, racional" para sugerir mudanças na previdência, mas não consegui. O governo, infelizmente, arquivou essa proposta, como outras, como as reformas administrativa e tributária. Vou trabalhar muito junto as centrais sindicais para rever o fator previdenciário.

23:41 - Pastor Everaldo - Aécio, o que o senhor tem a dizer sobre a previdência no Brasil?

23:40 - O novo sorteado tema é previdência. 

23:39 - Dilma - Informo a candidata que a inflação está sob controle, acho importante ela ler o que ela escreveu no programa. A minha experiência politica é interessante vindo de uma pessoa que defende a 'nova política'. Quer dizer que uma pessoa que não fez a carreira de vereadora, senadora, não pode ser presidente da República? Onde isso está escrito?

23:38 - Marina - Está falando a Dilma das eleições. E não a Dilma das convicções, que por não ter experiência politica e ter virado presidente sem ter sido nem vereadora, confunde os poderes. Acha que autonomia do BC é ser independente. Autonomia é para combater a inflação, que está alta no seu governo, é para não ter interferência política.

23:37 - Dilma - Candidata acho que você deliberadamente está confundindo autonomia e independência. O que está escrito no seu programa é a defesa da independência do Banco Central. independência é só dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Independência é dar um quarto poder para os bancos. A autonomia do BC deve ser uma defesa de politica economia de combate a inflação. Eu sugiro que a senhora leia o que escreveram no seu programa. Autonomia é uma coisa, independência né outra. Até porque as consequência são outras. Quando se escolhe um presidente, se escolhe uma política econômica.

23:36 - Marina - Dilma, a senhora tem feito uma série de acusações em relação a autonomia do Banco Central, que a senhora defendeu em 2010 e entrou numa batalha com o candidato serra, que era contra. Agora, você diz que é contra. Qual é a Dilma que está falando agora, a que faz o discurso da eleição, ou a que tem convicção?

23:35 - O tema agora é o papel do Banco Central.

23:35 - Aécio - Não sou eu que o diz (sobre a corrupção). É o povo que diz! Vocês entregaram a nossa maior empresa a uma quadrilha, uma organização criminosa que lá se instalou. Esse é o lado perverso do aparelhamento da máquina pública, o pior legado do seu governo.

23:35 - Dilma - Candidato Aécio Neves, vocês praticamente entregaram a Caixa e o Banco do Brasil deficitários. Acho estranho que o senhor trate com leveza as privatizações. E havia um alto funcionário que dizia que se tratava no limite as privatizações.

23:34 - Aécio - Então foi assim: 'oi Paulo, entrega aqui, faz uma carta de demissão'. Não é a melhor forma de tratar isso para alguém que acaba de estar envolvido num esquema de corrupção. Essa história precisa ser contada com maior clareza as pessoas. Nós privatizamos setores. A telefonia no país, por exemplo. Imagina, se ainda estivessem nas mãos do Estado!No meu governo, estou afirmando, a Petrobras vai ser devolvida aos brasileiros. Teremos uma direção da empresa profissional, gestão que engrandeça a empresa.

23:33 - Dilma - Aécio, eu sei que ao longo de todo período que o senhor foi líder na Câmara o senhor defendeu a política de privatização. E também houve a hipótese de privatizar os bancos públicos e a Petrobras. 

23:32 - O novo tema sorteado é o papel das estatais.

23:31 - Dilma - Eu sou a favor de reforçar toda a prevenção da juventude para para prevenir a gradivez precoce. Prevenir as moças para que elas não sejam levadas a esse momento em que elas se sentem completamente desprotegidas. Tem gente que combate a corrupção para fortalecer a petrobras. Tem gente que combate a corrupção para enfraquecer a petrobras e para a privatização.

23:30 - Eduardo Jorge - No caso da corrupção, eu insisto é estrutural. A senhora podia apoiar o projeto do PV de cortar 55% dos cargos comissionados e acabar com esse loteamento. Quanto à questão das mulheres, se a senhora conquistar outro mandato, gostaria que pense em revogar essa lei machista, cruel, que mata mulheres em seu governo.

23:29 - Dilma -  Eu gostaria de dizer que no tema corrupção eu gostaria de fazer um esclarecimento. Foi dito aqui que eu teria mentido sobre a demissão do ex-diretor da Petrobras. Então eu queria ler o depoimento da CPI da Petrobras de quando ele foi convocado por candidatos da oposição. Os fatos são esses insistem em dizer que não são. É má fé. Qualquer governo democrático num estado de direito cumpre as leis. Eu cumpro a lei que determina a interrupção da gravidez em três casos


23:28 - Eduardo Jorge - Dilma, eu poderia falar da corrupção que eu associo ao aparelhamento das estatais, mas estando no Rio de Janeiro eu não posso deixar de dirigir da morte da Jandira e Elisângela, porque no seu governo, que é uma mulher, se mantém uma lei cruel como essa.

23:28 - O tema é corrupção. 

23:27 - Começa o segundo bloco, com perguntas de temas sorteados.

23:23 - Termina o primeiro bloco do debate. 

23:22 - Luciana - Cristãos, evangélicos, espíritas, pessoas de qualquer religião, e mesmo ateus não concordaram com o teu argumento",disse a candidata, que ainda acusou a presidente Dilma de não ter incluído a cartilha contra a homofobia nas escolas por pressão da bancada fundamentalista do Congresso Nacional. Segundo a candidata, "para que nós não tenhamos mais adultos como Fidelix, que disseminam o ódio.

23:21 - Levy - Em nenhum momento defendi que atacassem alguém. As pessoas que façam o que quiserem com o seu corpo. Não estimulei nada, você que turbinou o tempo inteiro no Twitter para me incriminar.

23:20 - Luciana - Eu nunca rompi nenhuma palavra contigo, mas tu apavorou, chocou pessoas com teu discurso que incitou o ódio, e mais, o direito de uma suposta maioria enfrentar o direito de uma minoria. Isso no passado já ocorreu. E resultou na escravidão, genocídios, holocausto... Foi o mesmo discurso utilizado pelos nazistas contra os judeus. Você ter coragem de acusar homossexuais, transexuais, porque isso ainda não é crime. Por isso estamos brigando no congresso. Tu devias pedir perdão para os milhões de brasileiro que tu ofendeste.

23:20 - Levy - Luciana Genro, a senhora mandou o seu ex-marido falar comigo antes do debate . E a senhora disse que iria falar sobre assuntos econômicos no último debate. Se a senhora for presidente, continuará a ter a palavra?

23:19 - Levy - Envergonha você, cara. Porque você está praticando apologia a crimes, que faz apologia às drogas, que é a porta de entrada para todas as outras drogas, que faz apologia ao aborto, que também é crime. A tradição reza e o povo brasileiro quer, que o jovem seja saudável. Estão aí um milhão de drogados pedindo que as pessoas os tirem dessa vida. Então, vire sua boca para lá.

23:18 - Eduardo Jorge - Bom então nós vamos nos encontrar na Justiça quando o Ministério Público abrir o processo, quando formos chamados como testemunhas. Quero aproveitar esse momento para reiterar que o Brasil Envergonhou o Brasil com a sua atitude na segunda-feira.

23:18 - Levy - Você não tem moral para me falar isso. Você acima de tudo propõe que o jovem consuma maconha. Isso é crime. Apologia ao crime. Ao aborto. Apologia ao crime. Eu somente disse, de acordo com o que reza a Constituição federal, que prevê como família o homem e a mulher. Não é você que vai colocar o povo brasileiro escorado no canto. O Código Civil também garante que a família é um homem e uma mulher. Pense duas vezes antes de me acusar, não fiz apologia. O meu legítimo direito está garantido no artigo 5.

23:17 - Eduardo Jorge -  Candidato Levy, você viu que o tempo todo eu me portei com a maior cortesia com os candidatos, mas na última segunda-feira [no debate da Record]o senhor extrapolou todos os limites agredindo a população LGBT. O meu partido e outros partidos entraram com uma representação contra o senhor. Eu proponho aqui que o senhor peça perdão à população brasileira.

23:15 - Pastor Everaldo - Temos a necessidade de aprimorarmos o Bolsa Família. Aos 14 anos de idade, após ser servente, passei num concurso público. O melhor do programa social é quando a pessoa não precisa mais dele. Garanto: no meu governo, nenhum brasileiro vai passar fome

23:15 - Marina - A minha proposta em relação aos programas sociais é de que eles devem ser estendidos para alcançar mais pessoas. Ainda faltam 4 milhões de pessoas. A nossa proposta é dar o 13º salário aos beneficiários do Bolsa Família, porque a pior coisa é quando chega no Natal, e não há a melhor chance de dar uma alegria à família.

23:13 - Pastor Everaldo - Eu tenho falado que ajudei como precursor a implantar no Rio de Janeiro o cheque-cidadão. Àquela altura atendíamos as famílias e concedíamos benefícios. Pude constatar, nas mais de 70% das primeiras famílias atendidas, davam testemunho que puderam comprar pela primeira um iogurte para seus filhos, um biscoito para suas crianças. O Bolsa Família não é o patrimônio de um partido. Tem que dar os parabéns, que foi feito de maneira correta, mas não é patrimônio de um partido. Tenho minha experiência de vida, menino pobre nascido em Acari. O melhor alimento do dia era a merenda na escola. Então tenho certeza que no meu governo vou continuar com o Bolsa Família.

23:12 - Marina - Candidato Pastor Everaldo, em função dos graves problemas de concentração de renda, boa parte da nossa população vive em extrema pobreza. Como o senhor vê o Bolsa Família, tendo em vista que a outra candidata insiste em dizer que os outros vão acabar com o programa se vencerem as eleições?

23:11 - Eduardo Jorge - Em relação ao PSOL temos uma divergência. Acho que esses royalties vão significar mais mais petróleo que precisa ser vendido. Mais petróleo é mais gasolina e diesel para envenenar o país. O royalty vai entrar pela porta dos fundos da saúde e vai sair pela porta da frente e pela janela do ambiente. Volto a insistir que a questão é a qualidade da carreira do professor.

23:11 - Dilma - Eu concordo com o senhor que é muito importante valorizar o professor. Enviamos e aprovamos no Congresso a lei que destina 70% dos royalties para a educação. Gostaria de dizer que o Pronatec é um programa gratuito e contempla 8 milhões de jovens. 

23:10 - Eduardo Jorge - Esse é um tema mais amplo que é o da educação. Claro que o Pronatec é um projeto importante e o PV pretende incentivá-lo. Na educação, analisando o plano aprovado no congresso, o PV definiu três metas prioritárias, que são as metas 17, 18 e 20. A meta 20 é a que auimenta os recursos. as 17 e 18 dizem respeito aos salários e às carreiras dos professores. Não existe educação de qualidade, como na Suécia, na Finlândia, se não houver salários decentes, e os professores aqui ganham dois salários mínimos por mês. Para o partido verde, as metas 17 e 18 são as metas mais importantes. Queremos que os professores sejam prestigiados, de modo que possamos atrair mais gente para esta carreira tão importante.

23:10 - Dilma - Eu acredito que nós temos um programa muito importante, que é o Pronatec, que faz parte de todo um esforço de investir em escolas técnicas. Houve uma lei que proibia o governo federal de investir em escolas técnicas. O que o senhor, Eduardo Jorge, considera importante nessa questão do Pronatec e das escolas federais?
23:09 - Marina - Você falou que eu fui atacada injustamente pelo PT, mas eu também fui atacada injustamente por você. O senhor tentou me destituir. Existem pessoas honradas, competentes, em todos os partidos. Tá cheio dessas pessoas boas dentro do seu partido. Se algum deles perder a eleição, você vai chamá-los de 'velha política'?
23:08 - Aécio - Me surpreende que você defenda aqui o mensalão do PT, e no caso (do PSDB) nunca foi comprovado. Candidato cita nomeações de Marina "Nada mais antigo", colocar em cargos públicos pessoas que foram rejeitadas pela sociedade.
23:07 - Marina -  A nova política, candidato Aécio, estava exatamente na postura de quem, mesmo estando num partido político, se rendeu aquilo que era ilícito, ilegal, como é o caso do mensalão. O senhor também esteve num partido envolvido em um esquema do mensalão. No entanto, o senhor se manteve no partido. A gente pode estar dentro do partido e não compactuar com os erros cometidos. Pessoas boas estão em todos os partidos, e pessoas corruptas, também. Caberá a nós tomar uma atitude. Eu sai do PT. Eu não vi você fazer nenhuma crítica ao expediente da corrupção, e ao mensalão da compra de votos. Reeleição é um atraso para o país, pois as pessoas não são capazes de ver o que é o melhor para o país.
23:07 - Aécio - Candidata Marina, você tem reagido aos graves ataque do PT, e tem razão. Mas isso foi o modus operandi do partido quando a senhora fazia parte dele. A senhora fez uma representação para retirar a minha propaganda que a ligava ao PT? Onde está a nova política?

23:06 - Pastor Everaldo - O que eu expresso aqui é a indignação que encontrei em todo o país, de jovens e idosos, que não aguentam que as empresas públicas estejam a serviço de um projeto de poder. E aí é esse vale tudo, com acusações absurdas como vem recebendo a candidata Marina. Apenas o que roubou o Paulo Roberto daria para 420 mil bolsas família e 9 mil vagas em creches.

23:05 - Pastor Everaldo - Os correios estão me processando porque eu Denunciei a corrupção no programa eleitoral. Os Correios, lamentavelmente, não são do Brasil nem dos brasileiros, são do partido que está no governo. Estão querendo calar a sociedade, diz 

23:02 - Aécio - É vergonhoso aquilo que vem acontecendo nas nossas empresas públicas. A Petrobras saiu das páginas de economia para as páginas policiais e agora os centenários Correios estão a serviços de uma candidatura. e isso que diz não sou eu, mas uma gravação que diz que se o PT está bem no estado, é por causa do dedo dos Correios. Não quero que as empresas públicas, como a Cemig, e a Copasa, caiam nas mãos de quem queira utilizá-las politicamente. A presidente diz mais uma vez que demitiu, mas a ata do conselho diz que ele renunciou, e pasme, ainda recebe agradecimentos pelos serviços prestados. Esse senhor está sendo obrigado a devolver R$ 70 milhões. corrupção, acrescentou a presidente.

23:00 - Pastor Everaldo - Aécio, a origem do Mensalão ocorreu nos Correios. Desde aquela épocas as estatais estavam a serviço do governo. O senhor, inclusive, está processando os correios por uso eleitoral. Como você vê o uso da máquina do governo nessas eleições?

22:59 -  Dilma - Não acho que sejam alianças que definam corruptos. Corruptos estão em todos os lugares., disse a petista, que afirmou ter dado abertura para que tudo seja investigado em seu governo, 'doa a quem doer'.Não acredito que tenha alguém incorruptível. Todo mundo pode cometer corrupção, acrescentou a presidente.

22:59 - Luciana - Acontece que o tesoureiro do PT está envolvido. E o Paulo Roberto só foi para casa porque existe a delação premiada. Esse é o resultado da aliança que vocês fizeram com a direita.

22:59 - Dilma -  Eu queria iniciar cumprimentando o moderador, os candidatos, e depender de mim será um debate muito propositivo. Pretendo discutir propostas. Nesta campanha eu falei de medidas concretas para acabar com a corrupção, como transformar caixa 2 em crime eleitoral; o confisco de bens para todos aqueles servidores públicos que cometerem atos de corrupção; e a criação de novas estruturas junto aos Tribunais Superiores, visando agilizar pessoas com foro privilegiado. Todas as medidas visam acabar com a impunidade. No caso da Petrobras, eu demiti esse diretor que está envolvido agora nesse escândalo, e autorizei que todas as questões relativas a Petrobras tivessem ampla e total abertura para serem investigadas.

22:58 - Luciana - Queria dizer boa noite a todos. Estou aqui pela força da lei, porque a Rede Globo não cobriu a minha candidatura como os outros candidatos mais ricos. Dilma, o escândalo da Petrobras é resultado da aliança do PT com a direita?

22:56 - Começa o primeiro bloco, de tema livre. 
22:54 - As regras do debate são apresentadas. 

22:53 - O mediador William Bonner apresenta os candidatos que participarão do debate.

Nenhum comentário: