quinta-feira, 12 de junho de 2014

Joaquim Barbosa expulsa advogado de Genoino do Plenário do STF, pela 1ª vez na história da corte

Nunca na história do Supremo Tribunal Federal um advogado foi expulso da Corte no exercício de suas funções. Ao final da gestão do ministro Joaquim Barbosa, porém, o gesto ocorreu pela primeira vez.

Às vésperas de se aposentar do cargo de presidente do STF, Barbosa teve um acesso de fúria nesta quarta-feira 11 e expulsou do tribunal o advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende o ex-deputado José Genoino, no livre exercício de suas funções.

Pacheco argumentava, da tribuna do STF, que as execuções penais têm prioridade sobre outros casos, criticando assim a conduta de JB, que mandou Genoino de volta para a penitenciária da Papuda, em Brasília, sem atender a pedido da defesa, que defende que o condenado na Ação Penal 470 cumpra prisão domiciliar.

De acordo com o advogado, "manter o apenado na penitenciária representa um risco excessivo à sua vida, tendo em vista o seu quadro clínico, o comprovado malefício que o ambiente carcerário impõe à sua saúde e as precárias condições de atendimento médico já existentes".

- Honre seus colegas de plenário, paute a matéria, disse o advogado, despertando a ira de Barbosa.

- Está pautada, retrucou o ministro.

- Não, não está.

- O sr. vai pautar?

- Não vou pautar. Venho rogar à V. Excelência que coloque em pauta (...).

- E agradeço à V. Excelência.

- Pode cortar a palavra, que eu vou continuar falando.

- Eu vou pedir à segurança para tirar esse sr. daqui.

- Isso é abuso de autoridade.

- Tira. A República não pertence à Vossa Excelência nem à sua grei, disse Barbosa quando o advogado já era retirado à força do plenário.

- Abuso de autoridade, repetia Luiz Fernando Pacheco, ao ser levado para fora. O pedido da defesa de Genoino tem o respaldo da Procuradoria Geral da República. Há uma semana, Rodrigo Janot, chefe da PGR, enviou parecer ao STF pedindo para que o petista voltasse à prisão domiciliar. Brasil 247
 

Nenhum comentário: