quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A Escola Mul. Antônio de Barros Sampaio, comemora 66 anos educando para um futuro melhor desde de 1948.

 Os professores e alunos fazem homenagem a    primeira professora desta escola "Inês Freire"



Inês Freire de Souza

"No dia 10 de Abril de 1916, nascia no Sítio Cumbre, município de Ibimirim Estado de Pernambuco, Inês Freire de Souza, filha de José Juvino Freire e Maria José Freire.

Ela sempre morou com seus pais na casa onde nasceu até mesmo depois de casada, tinha dois filhos homens, enquanto morava lá  foi professora no Sítio Malhador.

Em 1944 após a sua viuvez, mudou-se para a Vila do Catimbau, para se tornar a primeira professora e isto só foi possível, porque o Coronel Felix de França, atendendo um pedido da sua esposa, o mesmo era prefeito naquela época e construiu a Escola Mul. Antônio de Barros Sampaio, aonde ela residiu durante 37 anos e só saiu após a sua morte, no dia 07 de Janeiro de 1990 aos 74 anos e foi sepultada na sua terra natal, o Sítio Cumbre, onde até hoje existe a sua sepultura.

O cortejo fúnebre saiu da Escola onde era sua residência, em um carro de boi acompanhado por alunos, ex-alunos, amigos e autoridades políticas e eclesiásticas que compareceram ao funeral.

Catimbau chorava a perca de uma grande mulher, professora, conselheira e amiga de todos.

Dona Inês, tornou-se uma pessoa muito importante para a comunidade, era bem relacionada com as autoridades políticas e religiosas considerada pela maioria dos Catimbauenses, como uma excelente professora, uma conselheira que gostava de ajudar as pessoas necessitadas, era também uma grande incentivadora da Educação.

Professora Inês Freira de Souza, um marco na educação Catimbauense, uma mulher que tinha visão a frente do seu  tempo, que influenciou toda uma geração focando na educação como prioridade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária."

Autoria: Profª Cleonice

Nenhum comentário: