quarta-feira, 19 de março de 2014

19 De Março: Dia Do Artesão

amos para outras cidades ou países, além de belas fotos e momentos inesquecíveis, trazemos na mala algum objeto que remeta a região visitada, o famoso souvenir. No entanto, mais do que estimular as lembranças, muitas vezes esses objetos são o resultado do trabalho de pessoas que expressam por meio da arte a cultura do lugar em que vivem.

Por trás de cada representação simbólica existe uma pessoa que faz daquela arte sua forma de vida e sustento. Para homenagear tais profissionais, foi instituído no dia 19 de março o “Dia do Artesão”. A data também é uma homenagem ao São José Carpinteiro que, segundo a religião cristã, foi pai do menino Jesus.

Considerado patrimônio cultural, o artesanato é feito a partir de materiais típicos de cada lugar, como sementes, miçangas, cerâmica e madeiras. Aos poucos, garrafas pet, plástico, vidro, entre outros, também passaram a ser incorporados na atividade, criando um artesanato sustentável.
Bruno Tokunaga, do Kazari Atelier & Interiores, responsáveis pela decoração de Natal do Pão de Açúcar, conta que os materiais recicláveis ajudam a dar diversidade nas peças, formas e acabamento dos seus trabalhos.

Essa nova inserção deixou o processo ainda mais complexo, “Material (reciclável) já tem sua forma, sua cor, sua característica. E esse é o desafio: criar em cima de algo que já foi pensado. Gostamos muito de mudar a ‘cara’ do material, o transformando numa peça de design, ousando em cores e formas”, diz Bruno.
Para comemorar esta data Bruno manda um recado em nome do Pão de Açúcar Verde e do Kazari Alier & Interiores para todas as pessoas que vivem de arte: “Vamos recriar o mundo! Nossa arte não tem limites, portanto, usem e abusem da criatividade, deixando que a consciência sustentável faça parte de sua vida. Reaproveite ao máximo!”
Parabéns!

Postado por Kylvio Oliveira

Nenhum comentário: