terça-feira, 11 de março de 2014

Vacina contra HPV, para meninas de 11 a 13 anos, já está disponível na rede pública em Petrolina

A partir desta segunda-feira (10) as unidades de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, já estão abastecidas com a vacina contra o vírus papiloma humano (HPV), passando a compor o calendário anual de vacinação.

O imunizante é destinado às meninas adolescentes de 11 a 13 anos, que deve ser

tomado em três doses, com intervalo de 6 meses da primeira para a segunda e de 5 anos da primeira para a terceira. A vacinação gratuita contra o vírus HPV protege do câncer de colo de útero e está relacionado a 90% dos casos de câncer de colo de útero, podendo também provocar o surgimento de verrugas genitais.
 
 “Uma de nossas estratégias é levar a vacinação para as escolas durante um período, visando abarcar uma grande quantidade de meninas adolescentes. Ainda estamos nos reunindo com os representantes das redes pública e privada de ensino para que a estratégia seja ajustada e implantada, porém é válido destacar que a vacina vai estar em todas as unidades”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização Jeane Moraes.

As unidades de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (zona urbana) e das 7h às 14h (zona rural). “A equipe de imunização ainda está abastecendo algumas unidades, mas até o final da semana todas as unidades estarão abastecidas”, complementou Jeane. ASCOM

Nenhum comentário: