segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ORIGEM E COMEMORAÇÃO DO "DIA DO PROFESSOR"

 
Em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I decretou que todo lugarejo, seja ela uma vila ou uma cidade do Brasil abrisse sua primeira escola primária. Na época, as crianças tinham aulas para aprender a ler, escrever e realizar operações matemáticas. O documento ditava todas as regras que cerceavam o ensino. Inclusive o direcionamento da disciplina de geometria apenas aos meninos enquanto as meninas aprendiam a cozinhar, bordar e costurar. Este dia também é consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila.

O feriado de 15 de outubro, dia do professor surgiu em São Paulo, graças ao professor Salomão Becker, que neste dia realizou a primeira reunião para troca de experiências entre os profissionais de ensino, sugerindo o dia para realização da festa de comemoração do Dia do Professor, que passou a acontecer a partir deste ano, 1947. Espalhando-se por todo o Brasil, o feriado foi oficializado através do Decreto Federal n.°52.682, de 14 de outubro de 1963 com o texto: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
 
Com a proximidade da data, muitos pais e alunos buscam frases e mensagens para presentear os professores, como forma de agradecimento a dedicação e amor pelo seu trabalho, pois como diria Paulo Freire, “Não se pode falar em educação, sem amor”.
Se você é estudante, faça uma linda homenagem ao mestre, com carinho.
 


Nenhum comentário: