terça-feira, 23 de outubro de 2012

Raio cai em propriedade rural e mata trinta bois, no sudoeste do Paraná.

Caso aconteceu na manhã de domingo (21), em Francisco Beltrão. Animais estavam embaixo de uma árvore para se proteger da chuva.

Árvore tinha sinais de ter sido atingida por raio, diz veterinário (Foto: Michelli Arenza/RPC TV)
Árvore tinha sinais de ter sido atingida por raio, diz veterinário (Foto: Michelli Arenza/RPC TV)

Trinta bovinos de uma propriedade rural de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, morreram após a queda de um raio na manhã de domingo (21). Todos os animais estavam embaixo de uma árvore para se proteger da chuva. Segundo o Instituto Técnológico Simepar (Simepar), neste dia, choveu 15 milímetros e foram registrados seis raios entre as 9h e 10h. Os animais foram enterrados na tarde desta segunda-feira (22).


De acordo com o médico veterinário, fiscal agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), Marcos Santolin, foi constatado que foi um raio, pois a árvore estava com marcas e os bois apresentavam sinais de que tinham sido eletrocutados.

“No piquete tinha umas 50 cabeças de gado e, dessas, 30 morreram. As que estavam embaixo da árvore”, completou Santolin.
Segundo o veterinário, o dono dos bovinos ficou sabendo do ocorrido após um vizinho perceber que os animais estavam muito tempo deitados. “O vizinho percebeu que até o meio dia não haviam levantado e pediu para o dono ir lá. Foi quando perceberam que estavam todos mortos”, relatou.

Nenhum comentário: