sábado, 13 de outubro de 2012

Polícia investiga uso de sangue de rato em seita que previa fim do mundo

 



A polícia investiga se Luis Pereira dos Santos, de 43 anos, que dizia ser profeta e reuniu 130 pessoas em uma casa para esperar o fim do mundo em Teresina, no Piauí, dava uma substância com sangue de ratos envenenados para seus “seguidores” beberem.


A informação é do chefe de Investigação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente do Piauí, Joattan Gonçalves. Segundo ele, a informação foi passada por duas pessoas em depoimento à polícia. Essa substância seria usada para curar doenças dos integrantes da seita de Santos. 
“Ainda não averiguamos essa informação, vamos investigar. Ouvimos que ele criava ratos, que depois eram envenenados e tinham o sangue extraído e dali se produzia uma espécie de medicamento para pessoas com algum tipo de enfermidade. Agora serão analisadas as pessoas que tomaram a substância”, diz Gonçalves. O investigador informou ainda que a polícia vai apurar a denúncia de que duas pessoas em épocas diferentes teriam morrido devido à ingestão dessa substância. “Não encontramos essa substância na casa, apenas veneno para rato, que foi enviado para a perícia”, diz.


As duas pessoas que citaram o uso da substância não eram ligadas diretamente à seita – uma delas é marido de uma seguidora e a outra ficou sabendo do fato por meio de alguém que frequentava o grupo. De acordo com os depoimentos, a substância seria administrada às 16h de sexta-feira (12), hora prevista para o fim do mundo, “para as pessoas poderem se arrebatar”.



O grupo se reuniu no local com Luis Pereira dos Santos, de 43 anos, que dizia ser profeta e havia previsto o fim do mundo. O suposto profeta acabou preso e levado para a Central de Flagrantes de Teresina. Neste sábado (13), ainda há curiosos em frente da casa, chamada por Santos de "arca da salvação". A casa está localizada no Parque Universitário, Zona Leste de Teresina. Há uma viatura no local neste sábado para garantir a segurança.


Santos, que se dizia profeta, foi preso por estelionato. De acordo com a polícia, ele usava o dinheiro de seus seguidores para manter a casa onde eram realizadas as reuniões. Santos ainda não tem advogado.
De acordo com Gonçalves, Santos disse à polícia que Deus o tinha castigado porque o mundo não tinha acabado, como havia sido anunciado a ele há anos. Em seu depoimento, Santos deixou claro que ainda acredita no fim do mundo, mas não citou outra data. Adeptos da seita ouvidos pela polícia relataram terem tido visões. “Um deles citou que teve um arrebatamento momentâneo quando fazia uma oração do Pai Nosso e que lhe foi dito que ele tinha que acreditar em Santos e abdicar de todos os seus vícios e desejos”, afirma Gonçalves. “Santos e seus seguidores foram convictos em seus depoimentos.”


Segundo Gonçalves, algumas pessoas ligadas à seita estariam desaparecidas. “Recebemos relatos de que algumas pessoas ainda não voltaram para casa desde a prisão de Santos", afirma. Apesar de ainda não ter um número consolidado de pessoas desaparecidas, Gonçalves diz que há homens e mulheres que teriam abandonado cônjuges e filhos. No grupo de pessoas desaparecidas não há crianças.



Homens da Polícia Militar invadiram a casa na sexta-feira para resgatá-lo, após a população nos arredores do imóvel atirar pedras e ameaçar entrar no local para linchá-lo. Para conter os ânimos e dispersar a população, a Tropa de Choque usou bombas de efeito moral e spray de pimenta.

Há um grupo de gerenciamento de crise e outro de assistência social de prontidão em caso de necessidade, além da Tropa de Choque, de acordo com o coronel da PM Sá Junior. “A situação está sob controle, mas se evoluir, temos para onde recorrer, e a PM está à frente de todas as negociações”, afima.
Santos foi levado para a Central de Flagrantes de Teresina, e permanece preso, em local não revelado, à disposição da Polícia Civil. "O procedimento é o seguinte: a Polícia Judiciária fará o inquérito e aí mandará para o Ministério Público", diz Sá Junior.


A Polícia Militar deve permanecer no local para evitar novos tumultos ou até a depredação da casa.

Policiais militares cercam casa onde famílias aguardavam o fim do mundo (Foto: Náyra Macêdo/Portal da Clube)
Policiais militares cercam casa onde famílias
aguardavam o fim do mundo
(Foto: Náyra Macêdo/Portal da Clube)
Não foram encontradas drogas no local, mas uma quantidade razoável de veneno de rato, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado. Por causa disso, a polícia chegou a levantar a hipótese de tentativa de suicídio coletivo.


Segundo testemunhas informaram à polícia, há cerca de quatro anos, Santos disse que havia recebido a visita de um anjo que anunciou o fim do mundo para as 16h do dia 12 de outubro de 2012. Seus seguidores se afastaram da família, deixaram seus empregos e alguns até doaram bens que tinham. Na casa, os seguidores passavam o tempo todo fazendo orações e se alimentando de doações. Algumas pessoas moravam no local há dois anos.



Resgate de crianças
Na tarde de quinta-feira (11), uma operação com cerca de 100 homens das polícias Civil e Militar retiraram crianças e adolescentes da casa. Os menores foram levados para abrigos em Teresina e estão sob a guarda do Conselho Tutelar da cidade. “As 32 crianças estão em segurança, ainda não vão voltar para as famílias. Vai ser feito um estudo social através de psicólogos e assistentes sociais e integrantes dos Juizados e Conselhos Tutelares para então ver a viabilidade de voltarem aos seus lares”, diz Gonçalves.

O TJ informou que o mandado de busca e recolhimento dos menores foi autorizado pela juíza Maria Luiza Melo Freitas, da 1ª Vara da Criança e Adolescente, a pedido da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina.


Há previsão de que os pais das crianças irão prestar depoimento para que a polícia possa verificar se os menores sofreram abusos ou outros crimes. O suposto profeta pode ser indiciado por abandono intelectual porque as crianças eram proibidas de frequentar a escola.


Nenhum comentário: